Ao contrário do mercado de veículos novos, que registrou forte reação no primeiro trimestre, a venda de usados registrou crescimento mais tímido no período. Dados divulgados pela Fenabrave apontam alta de 1,24% sobre mesmo período do ano passado, ao atingir volume de 2,54 milhões de unidades, na soma de leves e pesados. Para cada veículo novo emplacado nos três primeiros meses deste ano, foram negociados 4,3 usados. Há um ano, quando as vendas de usados cresciam 10%, essa proporção era de um para cinco.
O resultado só não foi menor porque o segmento de veículos leves teve pequena alta de 1,3% na comparação anual, passando de 2,42 milhões no primeiro trimestre de 2017 para 2,46 milhões neste ano. Quem segurou o segmento foram os automóveis, que registraram avanço de 1,5% no período, enquanto os comerciai leves amargaram pequena queda de 0,01%, com a diferença de 46 unidades a menos neste ano.
Em março, segundo a entidade que reúne as concessionárias, um total de 882,2 mil veículos trocaram de dono, representando aumento de 14,8% sobre fevereiro. Contudo, na comparação com igual mês de 2017, quando as transferências somaram 926,6 mil, há uma queda de 4,7%. Entre os segmentos, todos registraram alta das trocas em março na comparação com fevereiro, embora todos também tenham enfrentado redução no comparativo anual.
Fonte: revista Automotive Business, 04/04/2018