Quem tem entre 10 e 20 anos aprendeu a gostar dele nos videogames. Se está na casa dos 30 talvez goste só por gostar. Os de 40 não só gostam, mas respeitam. E os de 50 anos ou mais gostam muito do Ford Mustang porque o carro rondou suas vidas em diferentes momentos: em filmes, brinquedos ou porque alguém na vizinhança ou no caminho do colégio tinha um. E olhe que desde os anos 1960 as importações do carro eram sempre independentes.
Agora, pela primeira vez, a própria Ford está trazendo o Mustang. O modelo chega ao Brasil em versão única, apenas a GT Premium, equipada com um motor 5.0 V8 de 466 cavalos. A transmissão é automática de dez marchas e o preço sugerido, de R$ 299,9 mil. Ele vem de Flat Rock, Michigan, a única fábrica em todo o mundo a produzi-lo. Dos Estados Unidos é exportado para 140 países. O primeiro lote trazido pela Ford chegou de navio há cerca de um mês.
Mais do que um marco estratégico para a montadora no Brasil, o Mustang chega com a responsabilidade de “reforçar a conexão emocional” entre os clientes e a Ford, que por aqui se empenha para manter o quarto lugar entre as montadoras, considerando a venda de automóveis e comerciais leves.
“O Mustang carrega uma aura mítica, cativa uma legião de ‘especialistas’ e até habita o mundo lúdico das crianças”, recorda o gerente de marketing Fernando Pfeiffer.
Para trazer o carro a Ford se apoiou em uma pesquisa que aponta a existência de cerca de 165 mil brasileiros milionários, nível semelhante ao registrado em 2012, antes da crise, e que havia recuado para 148 mil em 2015. Dessa turma de endinheirados, 275 garantiram o seu Mustang durante a operação de pré-venda, aberta de 11 de dezembro até o fim de março.
O GT Premium
O Mustang GT Premium tem câmbio de 10 marchas. Os bancos seguram bem o corpo, têm ajustes elétricos de altura e distância, mais aquecimento e refrigeração. Possui sete modos de pilotagem possíveis, que alteram as respostas do carro e o desenho do painel. O ronco do escape também pode ser alterado por uma tecla no console.
Fonte: revista Automotive Business, 03/04/2018