As vendas de veículos esboçaram reação e subiram 22% em março na comparação com fevereiro, para 179,2 mil unidades vendidas no terceiro mês do ano, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra o volume de 146,8 mil registrado em fevereiro. Os dados foram divulgados dia 1º, pela Fenabrave, que reúne o setor de distribuição.
A alta reflete a diferença de dias úteis entre os dois meses. Enquanto fevereiro, quando houve feriado de carnaval, computou 19 dias de vendas mesmo em ano bissexto, o mês seguinte, que também teve feriado, o de Páscoa, encerrou com 22 dias úteis. Além disso, houve crescimento de 5,4% no volume diário de emplacamentos e a média se elevou de 7,72 mil veículos/dia em fevereiro para 8,14 mil em cada um dos dias úteis de março.
Queda no trimestre
Embora todos os segmentos tenham aumentado suas vendas em março na comparação com fevereiro, no acumulado o desempenho do mercado de veículos novos segue em queda livre, apontando retração de 28,6% sobre o primeiro trimestre de 2015. Foram 481,3 mil unidades emplacadas contra os 674,3 mil veículos registrados há um ano.
Desta vez, o tombo foi puxado pelo segmento de comerciais leves, que registrou o pior desempenho, com redução de 38,3% nas vendas sobre o primeiro trimestre de 2015, para apenas 63,4 mil unidades. Em leves, os automóveis tiveram baixa de 26,2%, passando de 545,8 mil unidades no primeiro trimestre do ano passado para 401,6 mil nos três primeiros meses deste ano.
No comparativo mensal, com 174,6 unidades, os licenciamentos de automóveis novos aumentaram 20,3% no fechamento de março contra fevereiro e os de comerciais leves avançaram 32,2%, para 25,6 mil unidades.
Fonte: revista Automotive Business, 1º de abril de 2016