Ao contrário do que aconteceu no ano passado, 2015 começou com ritmo fraco de vendas de veículos. Houve retração de 21,6% nos emplacamentos da primeira quinzena de janeiro. Foram licenciadas 123 mil unidades entre leves e pesados nos primeiros 10 dias úteis do ano, segundo uma fonte com acesso aos dados do Renavam. No mesmo período de 2014 foram vendidos 157 mil carros. A queda profunda acontece sobre base de comparação forte, já que em janeiro do ano passado o setor alcançou a melhor marca histórica de vendas, com 312,6 mil veículos.
A média diária de emplacamentos dos primeiros dias úteis de 2015 foi de 12,3 mil carros/dia. A última vez que o patamar chegou perto de ficar tão baixo foi em julho do ano passado, quando os negócios foram afetados pela Copa do Mundo, que tirou a atenção do consumidor da compra de bens duráveis e acrescentou mais feriados ao calendário.
A contração severa das vendas vai na direção oposta da esperada. O ano começou com uma série de promoções e ações de marketing para atrair o consumidor para comprar os últimos carros com IPI reduzido das concessionárias. O incentivo foi suspenso este ano e, desde o início de janeiro, a alíquota voltou a ser cobrada integralmente, com exceção das unidades que já haviam sido faturadas no ano passado.
Apesar do início conturbado, a Anfavea projeta estabilidade nas vendas em2015. Aassociação dos fabricantes de veículos acredita que o mercado interno se manterá no mesmo nível de 2014, com cerca de 3,49 milhões de unidades.
Fonte: Automotive Business, 16 de janeiro de 2015