Parking News

Por mais experiência que o motorista tenha ao volante, entre uma troca e outra de marcha podem surgir algumas dúvidas. Giro do motor, retrovisores com imagens irreais e questões relacionadas à manutenção podem confundir os motoristas. Confira abaixo a resposta para algumas das dúvidas enviadas pelos leitores ao portal G1.
É recomendável usar a marcha até a velocidade limite antes de trocá-la, ou isso desgasta mais o conjunto?
- Utilizar as marchas até o limite de cada uma não é recomendável. Isso você deve utilizar apenas em casos de necessidade, como em uma ultrapassagem, por exemplo. Fora disso, ou em uso constante dessa prática, o motor sofrerá desgaste prematuro e, no caso dos giros ultrapassarem a faixa limite, incorre a quebra.
Por que os retrovisores do lado direito têm imagens irreais e imprecisas?
- O espelho retrovisor do lado direito fica distante dos olhos do condutor, por essa razão a imagem fica distorcida, dando a impressão de que o veículo está a uma distância maior do que a real. Esse tipo de espelho, comumente chamado de convexo, é utilizado com o objetivo de ampliar o campo visual do motorista.
Sempre que trocar o óleo devo fazer o mesmo com o filtro?
- Sim. Toda vez que for substituído o óleo deve ser trocado o filtro também. Alguns dizem erroneamente que dá para fazer a troca a cada duas substituições de óleo, mas tal procedimento pode comprometer o motor. O filtro serve para reter impurezas e manter o óleo nas melhores condições. Se for adicionado óleo novo ao motor, mas o filtro continuar velho, o líquido novo logo é contaminado e assim perde sua eficiência mais rapidamente.
Os amortecedores traseiros e dianteiros devem ser trocados juntos?
- Os amortecedores, assim como todos os componentes que se situam em um mesmo eixo (molas, batentes, discos e pastilhas de freio, entre outros), devem ser trocados, no mínimo, aos pares. O ideal é fazer a substituição sempre em conjunto, ou seja, dos quatro no mesmo momento.
O óleo do câmbio deve ser trocado a cada quantos quilômetros?
- Antigamente era necessário fazer a troca a cada 10 mil km. Hoje, os óleos evoluíram bastante, mas ainda assim o câmbio manual deve ser verificado a cada 10 mil km e, se necessário, completar. O certo então é verificar o que o fabricante do seu carro pede e seguir a recomendação.
Comprei meu primeiro carro agora e notei uma sujeira preta, parecida com óleo nas rodas dianteiras. O que é isso?
- Não precisa ficar preocupado. O que acontece é que as rodas dianteiras dos carros são equipadas com freios a disco. Esse tipo de freio conta com pastilhas que, ao se desgastar com o tempo, soltam uma leve poeira nas rodas, de cor preta. É assim mesmo, não há nada de errado.
Fala-se muito do tal "freio no motor". Com essa prática corro o risco de quebrar a caixa de marcha?
- A prática do freio-motor é recomendada, pois aumenta a segurança, ao contrário de andar com o motor desengrenado, já que o carro fica menos controlável. Não se corre o risco de quebrar o câmbio e ainda se evita o superaquecimento dos freios, que podem perder ação.
Fonte: portal G1, 22 de janeiro de 2009

Categoria: Geral


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