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Não há um consenso sobre qual foi o primeiro carro brasileiro. O primeiro a sair de linha foi o Romi-Isetta, mas por ter três rodas muitos não o consideram um carro. Dizem, então, ser a perua DKW Vemag, já que os dois começaram a ser fabricados em 1956. Em 1959 a Volkswagen se instalou em São Bernardo do Campo (SP) e começou a fabricar a Kombi e nunca mais parou, transformando a "Velha Senhora" no carro mais antigo do Brasil. Saiba então quais são os 10 automóveis que estão há mais tempo em linha.
1 - Volkswagen Kombi - 1956
A perua saiu da linha de produção há 56 anos e nunca mais parou de ser vendida. Já teve diversos motores e apenas duas gerações. Hoje é vendida com um propulsor flex de 1,4 litro.
2 - Volkswagen Gol - 1980
O carro mais vendido do Brasil está em produção há 32 anos e tem suas segunda e terceira gerações convivendo no mercado. A segunda, conhecida erroneamente como G4, foi lançada em 1994 e, assim como a primeira, teve sucessivas reestilizações. A terceira veio em 2008 e deve ganhar seu primeiro facelift neste ano. Na família Gol também existem até hoje o Voyage (1981), a Saveiro (1982) e a Parati (1983).
3 - Fiat Uno - 1984
Assim como o Gol, o Fiat Uno tem duas gerações convivendo nas lojas. A primeira, que ainda existe como Mille, e a segunda, lançada em 2010. O Uno original era para ter sido substituído pelo Palio em 1996, mas com boas vendas resiste até hoje como um dos modelos mais baratos do Brasil. Em sua família ainda existe a Fiorino, que é muito mais longeva, pois foi lançada em 1980 sobre a base do 147.
4 - Chevrolet Corsa - 1994
O Chevrolet Corsa vendido no Brasil está em sua segunda geração nacional (terceira mundial), mas a primeira sobrevive no sedã Classic, que chegou à linha de produção em 1996 ainda como Corsa Sedan. A versão sedã da segunda geração já deu lugar para o Cobalt e o hatch deverá ser substituído pelo Sonic.
5 - Chevrolet S10 - 1995
A picape média veio para brigar com a então recém-chegada Ford Ranger, que era importada dos Estados Unidos e depois passou a vir da Argentina. Sucesso de vendas, ganhou uma versão SUV, a Blazer. A S10 permanece em linha até hoje e vai ganhar uma nova geração ainda neste ano.
6 - Fiat Palio - 1996
Com o objetivo de substituir o Uno, o Palio chegou em 1996 somente em versões top de linha com motor 1.5 e 1.6. Logo depois vieram a versão 1.0 e o sedã Siena. No ano seguinte veio a perua Weekend e a picape Strada, todos eles em linha até hoje. A primeira geração do Palio, depois de muitos facelifts, segue à venda na versão Fire e o restante já está na segunda carroceria. A segunda do Siena está para chegar.
7 - Ford Fiesta - 1996
O Fiesta já existia no Brasil desde 1994, mas era importado da Espanha. Foi na terceira geração que ele começou a ser fabricado em São Bernardo do Campo em 1996. Um ano depois foi a vez da sua versão picape, a Courier, chegar às lojas. Na segunda nacional a produção foi transferida para Camaçari (BA) e agora voltará ao ABC paulista na terceira geração, a mesma que está vindo do México como New Fiesta. A Courier ainda está na primeira geração.
8 - Ford Ka - 1997
Nascido na Europa para ser um carro estritamente urbano, não fez o sucesso esperado ao começar a ser fabricado no Brasil. Somente depois de 10 anos é que a Ford resolveu reestilizar o compacto de uma forma que seu porta-malas ficasse maior e o banco traseiro suportasse três pessoas.
9 - Honda Civic - 1997
Importado desde 1992, o Civic se tornou nacional em 1997 na fábrica de Sumaré (SP). Desde então o carro vem vivendo bons e maus momentos no segmento de sedãs médios no Brasil, mas sempre disputando com seu maior rival, o Toyota Corolla. Hoje o Civic está na recém-lançada quarta geração brasileira, a nona mundial.
10 - Volkswagen Golf - 1998
O Golf foi importado desde 1995 para o Brasil em sua terceira geração e depois quarta, mas foi a partir de 1998 que essa mesma quarta versão começou a ser fabricada em São Bernardo do Campo (SP) com os mesmos motores de 1,6 litro e 2.0 litros que existem até hoje, além da versão GTI com motor de 1,8 litro turbo que já não existe mais. O carro ainda teve um facelift que perdura até os dias de hoje.
Fonte: iCarros, 13 de janeiro de 2012

Categoria: Mundo do Automóvel


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