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Demorou, mas finalmente está disponível nos postos brasileiros um novo tipo de óleo diesel. É um combustível bem menos poluente, mas o preço desanima. O uso do novo óleo, chamado S50, é obrigatório em todos os veículos movidos a diesel fabricados a partir deste ano. Mais de quatro mil postos de todo o Brasil devem oferecer o produto. É o que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) está fiscalizando, conforme informou o Jornal Nacional.
A implantação plena dessa novidade, inicialmente prevista para 2009, foi adiada em um acordo envolvendo a Petrobras, fabricantes de veículos e aceito pela ANP. Mas ela já vinha acontecendo em algumas regiões. "A partir de janeiro de 2009, frotas de ônibus e empresas de caminhões, em algumas capitais, já começaram a utilizar esse produto. Agora estamos colocando no restante do país", disse o chefe de fiscalização da ANP, Alcides Amazonas.
A diferença entre estas duas bombas passa a ser expressiva. O combustível antigo, ainda muito usado nas rodovias, libera 36 vezes mais enxofre do que o novo diesel, ao ser queimado. Mas e em termos de saúde? O que isso significa exatamente?
O baixo teor de enxofre permite motores a diesel com catalisadores, como os dos carros de passeio, que retêm outras substâncias nocivas. "Isso vai fazer com que o caminhão seja muito mais eficiente e emita muito menos poluição. Um caminhão antigo equivale a quatro desses caminhões de hoje, que vão usar esse diesel novo", explicou Paulo Saldiva, coordenador do Laboratório de Poluição da USP.
O especialista da Universidade de São Paulo lamenta o que chama de atraso na chegada do novo combustível, mas diz que, mesmo assim, ele vem em boa hora.
Os veículos mais antigos, sem catalisador, também podem usar o novo diesel. A redução na poluição será menor, mas existe. Difícil vai ser convencer os motoristas. O diesel que polui menos custa 10% mais.
Fonte: Jornal Nacional (Rede Globo), 13 de janeiro de 2012

Categoria: Geral


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