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Na esquina da supervalorizada Avenida Paulista com a Rua Pamplona, um terreno vago de 12 mil m2 é o que resta da antiga mansão da família Matarazzo. Palmeiras, pinheiros e uma araucária resistem no local, usado como estacionamento, um uso provisório que faz do terreno-garagem, segundo arquitetos, um "vazio urbano", ao lado de terrenos baldios e orlas ferroviárias. Em janeiro passado, o terreno foi comprado pela construtora Cyrela e pelo grupo Camargo Corrêa por R$ 125 milhões. As duas empresas planejam agora construir um novo empreendimento imobiliário, conforme informou a Folha de S. Paulo.
Assim como a gleba na Paulista, outros 11.928 lotes usados como estacionamentos somam cerca de 2,7 km2 na cidade de São Paulo, segundo levantamento da Sempla (Secretaria Municipal de Planejamento), com base no cadastro TPCL (Territorial e Predial, de Conservação e Limpeza) da Secretaria Municipal de Finanças para o ano de 2006. Embora tenham algum tipo de ocupação, os terrenos-garagem são considerados por urbanistas áreas subutilizadas e constituem uma outra espécie dos chamados "vazios urbanos". Muitos proprietários, dizem especialistas, mantêm seus lotes sem uso para aguardar a valorização imobiliária, e por isso dão um uso temporário que não exija grande investimento, como estacionamentos.
"São áreas de grande potencial construtivo e as garagens poderiam estar no subsolo. É por meio desses vazios que as cidades se transformam", afirma a professora Andrea Borde, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, que fez doutorado na França sobre os "vazios urbanos".
Fonte: Folha de S. Paulo (SP), 25 de novembro de 2007

Categoria: Fique por Dentro


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