Explosão de tráfego na Raposo (28/11/2007)
Os congestionamentos quilométricos da Rodovia Raposo Tavares se tornam infernais das 6h30 às 9h30, relata reportagem da revista Veja. Em dez anos, a média diária de veículos que circulam pelo trecho mais engarrafado da rodovia - entre os quilômetros 34 e 9,8 - passou de 88.000 para 160.000. O maior boom, no entanto, se deu nos últimos cinco anos, período em que o tráfego cresceu 52%. Uma das explicações, segundo os especialistas, é a inauguração, em 2002, do trecho oeste do Rodoanel, que passou a cortar a Raposo no km 20,5. "Ele despejou mais veículos numa estrada já saturada, antiga e que não foi planejada para receber todo esse fluxo", explica o gerente do DER de Cotia, Gerson Sancinetti de Oliveira. "Para fugir da Castello Branco, muitos moradores de Alphaville utilizam o eixo Rodoanel-Raposo Tavares, o que piora a situação."
O início das obras do Rodoanel, em 1998, desencadeou um boom imobiliário na região. De lá para cá, o número de lançamentos em Cotia aumentou quatro vezes, segundo dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp). Em 22 anos, o antigo reduto agrícola de chácaras e pequenas propriedades ganhou 1,2 milhão de m2 construídos e 9.135 unidades.
Fonte: Revista Veja São Paulo (SP), 28 de novembro de 2007