Conquistar consumidores que moram afastados das regiões centrais e encontrar espaços alternativos. Estas são as metas das empresas do setor de shopping center, que até o final de 2015 vão inaugurar mais de 26 shoppings, sendo 16 deles fora das capitais. "Já faz algum tempo que os shopping centers procuram por lugares que sejam mais afastados. Isso acontece por serem áreas onde encontramos um crescimento da classe média, somado à ausência de um varejo mais organizada nas regiões", explicou o sócio fundador da Lumine, Claudio Sallum. Empresa responsável pelo planejamento e comercialização do setor, a Lumine irá inaugurar em novembro deste ano o empreendimento Cantareira Norte Shopping, localizado na zona norte da cidade de São Paulo.
O novo mall se prepara para atender 700 mil visitantes por mês e irá atender as regiões de Perus, Jaraguá, Brasilândia, Pirituba e Freguesia do Ó, além de alcançar as cidades de Franco da Rocha, Caieiras e Francisco Morato.
Na capital paulista, o novo empreendimento que surgirá na zona norte da cidade contará com uma área bruta locável (ABL) estimada em 27 mil m2. O empreendimento contará com 220 lojas, incluindo cinco lojas âncoras, quatro megalojas, cinco salas de cinema, área para games, um teatro e uma academia. De acordo com o sócio fundador da Lumine, Claudio Sallum, além disso, o local terá mais de 1.300 vagas de estacionamento.
Extremo leste
Outro empreendimento que desponta em uma região pouco atendida pelo setor de shoppings é o Estação Jardim Shopping.
O espaço será erguido na Avenida Marechal Tito, entre os bairros de São Miguel e Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo. Com previsão de inauguração para maio de 2017, o local terá investimento inicial de R$ 240 milhões e será construído em uma área de 50 mil m2.
A empresa Enplanta é a responsável pelo shopping e segundo o presidente da companhia, Henrique Falzoni, novas instalações em regiões mais afastadas são a oportunidade para novos empreendimentos.
Conforme Falzoni, o mall mais próximo fica a15 kmdo local, por isso a expectativa é a de atender a um milhão de consumidores.
Fonte: jornal DCI, 12 de maio de 2015