A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou uma proposta que obriga as concessionárias de energia elétrica a instalarem pontos de recarga para veículos híbridos ou elétricos. O projeto de lei é de autoria do deputado federal Heuler Cruvinel (PSD/GO).
A proposta inicial obrigava as companhias a instalarem os pontos com repasse de custos a todos os cidadãos, mesmo àqueles que não possuem veículos elétricos.
O texto aprovado pela Comissão de Infraestrutura prevê que a instalação seria realizada somente a pedido dos proprietários em edifícios (comerciais e residenciais) ou em vias públicas, com a devida autorização do poder público local. Os custos, entretanto, seriam arcados pelos clientes.
O presidente da comissão de infraestrutura, Eduardo Braga (PMDB-AM), afirmou que o Brasil deve investir nesta tecnologia.
“Os custos de instalação não são altos como em um posto de gasolina. Estamos falando de um totem com uma tomada de 220 volts, que resultará em uma redução de até cinco vezes no volume da emissão de gás carbônico. O Brasil não pode ficar de fora de um projeto assim”, afirmou Braga.
A cobrança do consumo seria feita por tarifa pré-paga ou em fatura separada, permitindo ao cliente controlar os gastos.
Aprovado no Senado, o projeto segue agora para a Comissão de Infraestrutura da Câmara dos Deputados.
Fonte: revista Quatro Rodas, 18/12/2017