Após ouvir pedidos recorrentes do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o retorno do Salão do Automóvel em São Paulo, a indústria automotiva decidiu oficializar a volta do evento para novembro de 2025.
O local é o reformado Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, e o período de 22 de novembro a 1º de dezembro . O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 8, durante reunião com o presidente e ministros do atual governo, da qual participaram representantes da Anfavea e CEOs das montadoras aqui instaladas.
O último salão ocorreu em 2018 e o de 2020 já estava comprometido mesmo antes da eclosão da pandemia da Covid-19, que acabou invibilizando de vez a sua realização. As montadoras questionavam custos e o formato do salão, na época progamado para o Expo São Paulo, no começo da Rodovia Imigrantes.
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, diz que desde o fim da pandemia a entidade vinha se esforçando para retomar o tradicional Salão do Automóvel e o Anhembi, local do maior número de realizaçõesdo evento, vinha sendo cogitado após sua reforma:
“Agradeço aos presidentes das nossas associadas, que se esforçaram para essa retomada, e também ao impulso dado pelo presidente Lula em razão de sua ligação histórica com o setor automotivo. Tudo isso foi fundamental para essa mobilização em torno de uma grande exposição tecnológica”.
Também participaram do encontro os ministros Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Rui Costa e Luiz Marinho, além de representantes de sindicatos.
Por mais de uma vez Lula havia comentado publicamente que o País não poderia abrir mão de uma vitrine tão importante para os veículos produzidos aqui, tanto para o público interno como para visitantes internacionais.
Segundo comunicado da Anfavea, o modelo da exposição deve seguir os padrões da CES Las Vegas e dos reconfigurados Salões de Pequim, Munique e Detroit, todos eles visitados recentemente pela entidade. Na próxima semana, Lima Leite visitará o Salão de Paris “na busca contínua pelas melhores práticas de exposição, dentro dos conceitos de mobilidade do futuro”.
“O foco do evento passa a ser total nos produtos, na experiência com teste drives, nos serviços aos clientes e sobretudo nas novas tecnologias de propulsão ambientalmente amigáveis, de segurança e de conectividade entre carro e motorista, além da conexão entre veículos e o seu entorno”, explica a entidade que representa as montadoras no Brasil.
A Anfavea aproveitou a reunião desta terça-feira, para entregar ao presidente da República uma cópia do novo estudo intitulado “Avançando nos Caminhos da Descarbonização Automotiva no Brasil”, feito em parceria com a consultoria contratada Boston Consulting Group (BCG).
AutoIndústria, 08/10/24