Brasil avança em infra para híbridos e elétricos com 10 mil pontos de recarga

Marco de 10 mil eletropostos no Brasil revela crescimento impressionante em veículos elétricos e híbridos, movendo o setor de energia e infraestrutura.

O Brasil registrou um avanço significativo no setor de mobilidade elétrica em 2024. Em agosto, o país superou a marca de 10 mil pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in, feito que reflete o crescente interesse dos brasileiros por essa tecnologia.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o aumento das vendas de carros eletrificados está impulsionando o crescimento de um ecossistema robusto no setor. As informações são baseadas em dados da Tupi Mobilidade, mas não há detalhes sobre quantos desses pontos são particulares e quantos são públicos.

A venda de veículos eletrificados no Brasil chegou à marca de 13.265 em setembro, número que simboliza o sucesso comercial do segmento. Entre os tipos vendidos, apenas elétricos puros e híbridos plug-in dependem de pontos de recarga.

Expansão dos eletropostos e impacto econômico no Brasil

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destaca que a expansão dessa rede está gerando empregos e renda ao redor do país. Os investimentos não se limitam aos veículos, mas abrangem também equipamentos, peças e serviços relacionados.

“A expansão desse ecossistema está gerando empregos, renda e investimentos, não apenas na produção de veículos, mas também na fabricação de equipamentos e componentes, peças, softwares e prestação de serviços”, acrescenta.

O mercado de eletropostos cresceu de forma impressionante nos últimos anos. Em dezembro de 2020, havia apenas 350 pontos de recarga; hoje, esse número ultrapassa os 10 mil.

Período                                          Nº de eletropostos

Dezembro/2020             350

Março/2021                    500

Fevereiro/2022               1.250

Outubro/2022                2.862

Dezembro/2022             2.955

Maio/2023                      3.200

Junho/2023                     3.503

Agosto/2023                   3.800

Dezembro/2023             4.300

Março/2024                    7.758

Julho/2024                      8.800

Agosto/2024                   10.622

Desafios e perspectivas

Embora a expansão seja evidente, ainda há desafios a serem enfrentados. A oferta de recarga em rodovias brasileiras é limitada, exceto em algumas regiões como São Paulo e Paraná. Apesar disso, o uso urbano de carros elétricos se mostra mais viável.

Outro desafio é que boa parte da rede elétrica do país foi construída há 40 anos, quando o Brasil dependia da eletricidade das hidrelétricas mais próximas dos maiores centros consumidores. Com o avanço da geração descentralizada, maior escoamento entre as regiões e fontes variáveis, a complexidade do sistema aumentou.

Com 58 empresas envolvidas, a ABVE continua promovendo a mobilidade elétrica e sua expectativa é de que a infraestrutura continue a crescer, tornando a eletrificação uma opção cada vez mais atraente para os consumidores brasileiros. (Imagem: divulgação)

Newsmotor, 15/10/2024