Os carros elétricos e híbridos mais vendidos do Brasil em setembro de 2024

Em setembro deste ano, 13.265 veículos eletrificados foram vendidos no Brasil. O número é 9,6% menor se comparado com agosto, quando 5.115 modelos da categoria foram emplacados no país. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Já no acumulado de janeiro a setembro de 2024, foram comercializados 122.548 veículos eletrificados (elétricos e híbridos). Isso representa um aumento significativo de 113% na comparação com o mesmo período de 2023 (57.510 carros). A previsão da ABVE é de que a frota brasileira de eletrificados fique próxima da marca de 400 mil no fim do ano.

Veja a divisão por tecnologia no acumulado de 2024:

BEV: 45.721 (37,3%)

PHEV: 40.605 (33,1%)

HEV: 10.929 (9,3%)

HEV FLEX: 15.838 (11,6%)

MHEV: 9.455 (7%)

Elétricos

Se considerarmos as vendas apenas de carros elétricos, foram 4.699 unidades emplacadas em setembro, com 35,4% de participação em relação ao total de eletrificados. Na comparação com agosto, houve uma queda de 8,1%. Por outro lado, o aumento é de 156,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O líder de vendas é, mais uma vez, o BYD Dolphin Mini. O pequeno carro chinês garantiu 2.169 emplacamentos. Desta forma, teve mais do que o dobro de vendas do segundo colocado, o irmão maior Dolphin (795). Quem fecha o pódio é o GWM Ora 03 com 307 comercializações no mês.

Os carros elétricos mais vendidos do Brasil em setembro de 2024:

Modelo                                          Vendas

1º) BYD Dolphin Mini    2.169

2º) BYD Dolphin             795

3º) GWM Ora 03            307

4º) Volvo EX30                254

5º) BYD Yuan Pro           213

6º) BYD Seal                    179

7º) BYD Yuan Plus          151

8º) Renault Kwid E-Tech115

9º) JAC E-JS1                   92

10º) JAC EJV5.5               68