O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, iniciou o processo de modernização do sistema de estacionamento rotativo, junto à empresa Estapar, vencedora da concorrência pública. “Passaremos a adotar um sistema rotativo 100% digital”, destacou Morando.
O acordo é válido por dez anos, podendo ser prorrogado por igual período. O novo sistema de estacionamento rotativo passará a vigorar a partir do dia 2 de janeiro de 2020. Entre as obrigações, a concessionária deverá modernizar o sistema fornecendo pagamento da tarifa 100% digital, o emprego de tecnologias de identificação automatizada de irregularidade no uso das vagas, além de qualificação do atendimento aos usuários do serviço.
O contrato, no valor de R$ 18,5 milhões, prevê ainda instalação, manutenção e conservação da sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura do solo), além da ampliação gradativa do estacionamento rotativo, passando das atuais 2.884 vagas para 4.600 distribuídas pela cidade, no Centro e nos bairros Rudge Ramos, Vila Duzzi, Baeta Neves, Jardim do Mar, Chácara Inglesa e Vila Marlene. Em todas as regiões haverá a garantia do uso de vagas de idoso e deficiente, conforme prevê a legislação.
Com o novo sistema, a concessionária deverá pagar 5% do faturamento ao município, desta forma, possibilitará o incremento na economia da cidade. “Em janeiro, quando assumirmos a operação, ainda aceitaremos o uso dos talões vigentes”, segundo o diretor da Estapar, Adelcio Antonini. Os valores do rotativo, por sua vez, permanecerão sem mudanças.
Fonte: Folha do ABC - São Bernardo do Campo - 09/11/2019