O prefeito Rafael Greca assinou um decreto isentando a cobrança do EstaR (Estacionamento Regulamentado) para veículos elétricos por dois anos. A medida passa a valer 60 dias após a publicação, ou seja, em 10 de janeiro de 2020.
Os veículos devem seguir as mesmas regras gerais, como as 2 horas de permanência máxima nas vagas. Será preciso fazer um cadastro na Urbs – válido por um ano – para ter direito à isenção. Além do cadastro, o carro deverá estar sem débitos com multas e licenciamento em dia. Hoje existem poucos carros elétricos para as mais de 12 mil vagas pagantes do EstaR – são 44 na capital, segundo registros do Detran-PR. A medida visa justamente incentivar o uso veículos sem emissão de gases poluentes. Para o benefício, o decreto também inclui veículos de compartilhamento (carsharing) elétricos previamente registrados.
Outro artigo diz que a Setran “criará e reservará vagas nas vias públicas destinadas aos veículos para aluguel”. Em agosto, o município revelou que planeja em conjunto com a Renault a criação de uma rede de carsharing elétrico na cidade. A montadora francesa, que tem sua sede brasileira em São José dos Pinhais, na RMC, já tem operações similares pelo mundo, incluindo a capital espanhola Madri – maior que Curitiba.
Fonte: Jornal Metro - Curitiba - Foco - PR - 12/11/2019