O deputado estadual do Rio de Janeiro Waldeck Carneiro protocolou na Alerj dia 23 o Projeto de Lei 4.491/18, que obriga as distribuidoras de energia do Rio de Janeiro a instalar pontos de recarga de baterias de veículos elétricos em estacionamentos públicos. Pelo PL, as empresas terão 12 meses para instalar os equipamentos.
“O intuito da proposição ora apresentada é evitar que as concessionárias de energia elétrica fiquem à margem das mudanças no setor de transporte urbano, notadamente quanto às inovações tecnológicas da indústria automobilística destinadas à redução das emissões de carbono. No Brasil, o Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a concessionária de energia EDP, instalou, no estacionamento daquela universidade, ponto de abastecimento para a frota de veículos elétricos de São Paulo. Na cidade de Curitiba (PR), o Hibridus, ônibus que tem dois motores que funcionam em paralelo, é mais um exemplo de viabilidade da utilização de energia limpa no transporte urbano”, justifica o parlamentar.
Movimentos legislativos para eletromobilidade acontecem em todo o país. Em outubro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou um projeto de lei que proíbe a venda de veículos novos com motor a combustão a partir do ano de 2060. De autoria do senador Telmário Mota (PTB-RR), o PLS 454/2017 segue agora para análise da Comissão de Meio Ambiente (CMA), para decisão terminativa.
Fonte: Agência E&P Brasil, 24/11/2018