Parking News

Projeto de Lei prevê abono da taxa de estacionamento privativo em Maceió

 

Um Projeto de Lei 79/2015 aprovado este mês na Câmara de Vereadores de Maceió prevê o abono da taxa de estacionamentos em estabelecimentos comerciais quando o cliente efetuar uma compra que seja pelo menos 10 vezes maior que o valor cobrado pelo serviço. O texto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Rui Palmeira para a lei começar a valer, mas o assunto ainda deve gerar bastante discussão.

O chefe do Executivo tem 60 dias contados a partir da chegada do PL à prefeitura para analisar o texto e decidir se aprova ou veta. Se aprovado, caberá ao prefeito estipular a multa a ser paga por quem descumprir a lei e definir quais órgãos serão responsáveis pela fiscalização aos estabelecimentos.

O projeto deve causar maior efeito nos shoppings da capital, já que a única rede de hipermercados a cobrar pelo estacionamento já adota o modelo de compensação da taxa mediante comprovante de compras. Entretanto, todos os shoppings disseram à reportagem do G1 que não vão se pronunciar sobre o assunto no momento.

Se o cliente ultrapassar as oito horas estabelecidas, deve pagar o valor estipulado na tabela de preços do estabelecimento. Para isso, os shoppings e hipermercados devem divulgar o conteúdo desta lei através da colocação de cartazes em suas dependências.

Se o prazo para a análise do Executivo chegar ao fim sem um posicionamento acerca do PL, a Câmara tem o poder de promulgar a lei, ou seja, torná-la efetiva sem a sanção do prefeito. Quando aprovada, ela começa a valer a partir da data da sua publicação do Diário Oficial do Município, mas os estabelecimentos podem pedir um prazo para adequação da lei.

Fonte: G1/Alagoas, 16 de outubro de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Manobra da Alegria: é amanhã!

Chegou a hora de dirigir sua solidariedade na direção das crianças da Associação Beneficente Santa Fé! Isso mesmo, amanhã é dia da Manobra da Alegria, que chega à sua 14ª edição! (...)

Os novos desafios do setor de estacionamentos

Por Jorge Hori* As inovações são estimuladas pelos desafios empresariais. Quando se verifica uma demanda em que a oferta, nos paradigmas tradicionais, não é capaz de atender, algum empreendedor cria (...)

Ação social do Sindepark é destaque na mídia

A Manobra da Alegria foi notícia em diversos veículos de comunicação, incluindo jornais impressos e eletrônicos, rádios, sites, entre os quais destacamos somente alguns, porque a divulgação prossegue (...)

Estacionamento poderá ter cobrança fracionada

Parar o veículo em estacionamento particular por uma hora e meia e pagar por duas horas pode estar com os dias contados em Campinas. Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal quer obrigar (...)

Prefeitura já pensa em elevar abertura de ruas

A Avenida Paulista, um dos cartões postais mais populares de São Paulo, ficou fechada para carros domingo, 18. A ideia da prefeitura, segundo o secretário de transportes Jilmar Tatto, é abrir vias par (...)


Seja um associado Sindepark