A gestão Fernando Haddad vai estender a rede cicloviária da cidade por toda a Rua da Consolação, da Praça Roosevelt à Avenida Paulista, no centro, e da Paulista à Rua Estados Unidos, nos Jardins, zona sul. O cronograma de instalação da via não está fechado, mas a implementação deve começar tão logo fique pronta a obra em curso na Paulista.
O serviço não inclui intervenções urbanísticas, como estão sendo feitas na Paulista. Serão vias segregadas comuns, com sinalização de solo indicando o uso proibido para automóveis. Antes mesmo de sair do papel, porém, já provoca polêmica.
"A surpresa é sempre desagradável. A informação não chega por completo, vem sempre atravessada. A ciclovia pode ter grande valia, mas precisa ser discutida com a sociedade", afirma a advogada Célia Marcondes, representante da Sociedade dos Amigos, Moradores e Empreendedores do Bairro Cerqueira César (Samorcc).
No trecho sentido centro, onde a Consolação tem pista dupla, o projeto ainda está em fase mais embrionária. Foi definido que a via sairá da Paulista e chegará à Rua Rego Freitas, que também tem sinalização para ciclovia.
Jardins
O projeto no sentido Jardins, que foi definido no ano passado, está mais adiantado. "Para o lado dos Jardins, da Alameda Jaú até a Rua Honduras, já temos a definição pela Consolação. O que estamos estudando ainda é o trecho da Jaú até a Paulista. Estudamos se a conexão (com a Avenida Paulista) será por ali. Há uma grande tendência de que seja pela própria Consolação, mas ainda estudamos se será por um outro eixo", explica o arquiteto.
No caso do lado dos Jardins, a obra prevê a retirada da faixa hoje usada para estacionamento.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 22 de maio de 2015