A Prefeitura de São Paulo anunciou na manhã desta segunda-feira (18) que vai chamar empresas privadas para modernizar o centro de convenções Anhembi. Os interessados terão 20 dias – a partir de hoje (19) – para apresentar propostas de projetos para a área de 300 mil m². A área total do complexo é de 400 mil m².
A intenção do município é que sejam feitas obras no local para melhorar a oferta de serviços comerciais e alimentícios, a estrutura elétrica, aumentar o número de vagas de estacionamento, climatização, logística e transporte público. A previsão é que as empresas invistam ao menos R$ 1,5 bilhão.
A área a ser construída inclui os dois pavilhões de exposição, o estacionamento e uma churrascaria. O sambódromo e o local destinado à futura Arena Anhembi não fazem parte dessa parceria.
Uma das possibilidades levantadas pela prefeitura é construir um edifício-garagem para aproveitar melhor o estacionamento e ampliar o número de vagas. A área onde hoje funciona uma churrascaria pode ser aproveitada para a construção de um shopping ou hotel.
A licitação só deve ser aberta o fim deste ano ou início de 2016, após a elaboração e análise dos estudos apresentados pelas empresas, da avaliação da viabilidade e do interesse público do projeto.
O local recebe cerca de 300 eventos e 6 milhões de pessoas por ano, segundo estimativa da prefeitura.
Fonte: Folha de S. Paulo, 18 de maio de 2015