A falta de confiança na economia e a restrição da oferta de crédito causaram redução no financiamento de veículos no primeiro quadrimestre de 2015. Considerando modelos novos e usados, entre janeiro e abril 1,83 milhão de automóveis, comerciais leves, motocicletas e pesados foram adquiridos a prazo, com queda de 10,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), responsável por armazenar as informações sobre veículos dados como garantia em operações financeiras.
A queda foi ainda mais profunda em abril, de 15% sobre igual mês de 2014, com o financiamento de 437,8 mil unidades. Em relação ao resultado de março, a redução é de 12%.
A aquisição a prazo de carros novos registrou retração maior do que a de usados, de 18,3% no quadrimestre. Enquanto isso, o financiamento de modelos de segunda mão caiu apenas 2,3%.
O segmento de automóveis somou 927,2 mil unidades adquiridas por meio da modalidade no primeiro quadrimestre, com diminuição de 2% na comparação anual. Já as motocicletas tiveram crescimento de 0,8% nas vendas a prazo, para 35,8 mil unidades.
Fonte: Automotive Business, 13 de maio de 2015