Os motoristas que optaram ou precisaram mudar as placas dos veículos para o padrão Mercosul estão encontrando algumas dificuldades. A nova combinação de letras e números não está sendo reconhecida por parquímetros em Vitória, Vila Velha nem pelo sistema de Delegacia Online.
Quem tenta estacionar alega que o sistema do parquímetro não foi atualizado e não consegue emitir os tíquetes digitando o número da placa. Diferente do modelo antigo, que tinha três letras e quatro números, a placa Mercosul têm quatro letras e três números.
O diretor de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), José Eduardo de Souza Oliveira, afirmou que o órgão não tem responsabilidade em adequar empresas, prefeituras e outros sistemas que utilizam o banco de dados do Detran. “A gente avisou a todos, mas quem não se programou ficou para trás. A nossa responsabilidade é registro de veículos”.
Segundo o diretor, nos primeiros 16 dias de implementação do novo modelo, 17 mil placas já foram geradas. “É muito positivo. O número de erros que o sistema apresenta não chega a 2% do total.”
OUTRO LADO
Sobre os parquímetros, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória (Setran) informou que o sistema está sendo alterado e que a adequação ainda levará 30 dias. Para os motoristas que encontrarem dificuldades, a secretaria orienta que façam o pagamento pelos aplicativos VixPark e PicPay ou procurem os monitores.
Dia 28 de dezembro, o Conselho Nacional de Trânsito adiou a implantação das placas onde ainda não foram adotadas – o que não é o caso do Espírito Santo – para junho de 2019.
Fonte: A Gazeta - Vitória - 29/12/2018