Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aqui no Brasil, é necessário fazer exame médico e psicotécnico, assistir a 45 horas/aula de teoria, passar no exame teórico, mais 20 horas/aula — sendo necessariamente uma no período noturno — ao volante sob os olhares de um instrutor, antes de ser avaliado em um teste prático.
Controlar a embreagem e fazer a famosa baliza são os maiores inimigos dos brasileiros na prova prática, mas esses requisitos e todo o processo de preparação parecem simples se comparados a algumas aulas e testes ao redor do mundo.
Conheça alguns dos procedimentos mais difíceis e longos no mundo para tirar a carteira de motorista:
África do Sul
O país africano, ao avaliar os postulantes a carteira de motorista, leva em conta alguns requisitos mais exigentes que os realizados no Brasil e em outras partes do mundo no teste prático. Como parte da etapa final de avaliação, os alunos precisam verificar se não há vazamentos sob o carro antes de iniciar o exame. Além disso, não puxar o freio de mão corretamente ou deixar que o veículo vá para trás, nem que seja uma polegada, na partida de uma rampa resulta em reprovação automática.
Alemanha
Os alemães complicam a vida dos alunos de autoescola no número de tentativas para passar no teste prático, que consiste na boa condução do veículo sob os olhares de um avaliador por cerca de 40 minutos. Diferente do Brasil e outros países em que o indivíduo pode realizar a prova várias vezes, tendo apenas que aguardar um período de duas semanas para estar apto para a nova tentativa, os europeus, após a prova teórica, podem realizar o exame ao volante três vezes, com intervalos de duas semanas entre eles. Caso não seja aprovado nessas tentativas, as novas provas têm o tempo entre elas aumentado gradativamente.
Finlândia
Os escandinavos passam por um processo que tem como foco prepará-los para dirigir com segurança em qualquer condição climática. Sendo assim, os alunos precisam passar por uma autoescola e ter aulas com pista em condições escorregadias, seja com gelo ou neve no solo. O procedimento completo para conseguir tirar a carteira de motorista tem como uma etapa final dois testes, um realizado no verão e outro no inverno, justamente para avaliá-los em diferentes cenários climáticos, levando pelo menos seis meses para ser completo.
Austrália
No país, os indivíduos que têm o interesse em dirigir legalmente precisam passar por um longo processo na autoescola, com uma carga horária bem maior que o padrão instaurado no Brasil. Em algumas localidades, os postulantes a motorista precisam passar por até 120 horas de aulas ao volante para poderem realizar o exame prático que os coloca à prova em pistas de alta velocidade. Além disso, o processo australiano, diferente do nosso país, não é o mesmo em todo o território, tendo algumas diferenças de região para região.
Japão
Assim como na África do Sul, o processo de tirar a carteira no Japão examina severamente se os alunos conseguem seguir as regras para completar o percurso de avaliação. Como exemplo, caso o postulante a motorista ultrapasse os 30 km/h em algum momento do teste, avance o farol vermelho, não se mantenha na faixa mais à esquerda — lá as faixas funcionam ao contrário que no Brasil, acrescendo velocidade da esquerda para direita — ou não parar o carro o suficiente para checar se há pedestres em uma esquina, o indivíduo é reprovado automaticamente.
Fonte: Autoesporte, 14/06/2021