Uma de suas características é que utilizava peças de diversos fornecedores. Partes dos motores eram fabricadas pelos irmãos Dodge e a transmissão era da Leland & Faulconer, o futuro fundador da Cadillac e da Lincoln.
Um incêndio nas instalações da empresa levou Ransom Eli Olds a cancelar a fabricação de todos os modelos da linha de montagem, exceto a do Curved Dash, em 1902, que passou a levar o nome Oldsmobile.
No mesmo ano, a produção deu um salto para 2.500 carros. Em 1903 pulou para quase 4.000, e em mais um ano conseguiu atingir a marca de 5.000. Só a título de comparação, o maior fabricante da Europa, a De Dion-Bouton, produzia cerca de 1.200 carros por ano. A simplicidade e a confiabilidade, aliadas a um desenho charmoso para os padrões da época, rendeu a receita de sucesso para a Oldsmobile.
O nome do carro se deve ao formato curvo do apoio para os pés. A manivela de partida era instalada na lateral do banco. A carroceria confeccionada em madeira dava um certo charme ao veículo. Ao contrário dos carros atuais, o Curved Dash vinha equipado com uma espécie de timão, em vez de volante, para ser guiado. O modelo custava US$ 650,00, o preço mais baixo do mercado na época.
Outra vantagem para atrair o público foi o artifício da publicidade de comparar o veículo com cavalos, em vez de outros carros. Isto atraiu muita gente que nunca havia usado um automóvel. Equipado com um motor de um cilindro horizontal refrigerado a água, com cilindrada de 1,6 litro, obtida com 139,7 mm de diâmetro por 152,4 mm de curso, o carro rendia a potência de 4 cv a 500 rpm e usava um câmbio planetário de duas marchas com tração traseira. Chegava à marca incrível de 40 km/h e fazia cerca de 10 km/l de gasolina.
O último Curved Dash foi produzido em 1907. Em meio a uma das maiores crises financeiras da história, em 1908, a Oldsmobile entrou para o hall das marcas que formaram a General Motors.
Esta e outras raridades fazem parte do acervo do Museu da Tecnologia, na Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), em Canoas, no Rio Grande do Sul.
Fonte: site Webmotors, 16 de julho de 2008