Esses nitratos seriam limpos depois simplesmente com a água da chuva, explicam os pesquisadores, que desenvolveram a pavimentação a partir de uma invenção japonesa.
Os NOx são um dos principais poluentes emitidos pelos motores e responsáveis, juntamente com os óxidos de enxofre, pela chuva ácida e a nuvem de poluição percebida nas regiões com grande concentração de trânsito. A novidade seria o uso no concreto de um aditivo de dióxido de titânio, que além de purificar o ar faz com que os paralelepípedos repilam a sujeira e se mantenham mais limpos.
A Prefeitura de Hengelo pavimentará metade de uma via que está sendo reconstruída, enquanto na outra metade serão usados materiais convencionais. "Medindo a qualidade do ar nas duas partes poderemos mostrar a eficácia dos paralelepípedos", destaca a Universidade de Twente em seu comunicado.
Está previsto que as obras na estrada terminem no final do ano e que os primeiros testes sejam realizados no início de 2009. A universidade espera divulgar os primeiros resultados das medições no segundo semestre de 2009.
Fonte: Agência EFE, 7 de agosto de 2008