Apenas seis anos após um contrato milionário que investiu na revitalização dos semáforos de São Paulo, a Prefeitura de São Paulo prepara uma nova contratação para o mesmo fim. Desta vez, a previsão de investimento é de R$ 936 milhões em cinco anos.
A modernização, porém, ficará restrita ao centro expandido da cidade. No restante, haverá apenas o serviço de manutenção. Ainda não há prazo para o contrato ser assinado; ele concluiu em outubro a fase de consulta pública.
A CET diz que o investimento não foi suficiente para que São Paulo deixe de ter uma rede de sinalização defasada. Contudo, a futura modernização deverá ser feita apenas nos 2.583 cruzamentos semaforizados que estão no centro expandido da cidade (número equivalente a 40% da rede).
A prioridade dada ao centro, segundo a CET se justifica pela concentração do maior número de falhas técnicas e pelo impacto ao restante da cidade trazido pelos congestionamentos nesta região.
Nessa área, por exemplo, todos os fios de comunicação entre semáforos e seus controladores deverão ser enterrados. A prefeitura diz ainda querer aumentar o número de cruzamentos com no-break e com semáforos que se regulam sozinhos de acordo com o fluxo de veículos na via.
Fonte: FolhaPress, 04/11/2019