A partir do ano que vem, o motorista poderá pagar o rotativo ou até mesmo descobrir onde há vagas para estacionar por meio do aparelho celular em Cachoeiro de Itapemirim. Isso é o que espera a prefeitura, que anunciou a implantação de novo modelo de rotativo na cidade.
De acordo com o diretor de Transportes e Serviços Públicos da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), Kleber Paiva, um grupo de trabalho da prefeitura realiza estudos para definir o novo modelo.
A previsão dele é que os estudos sejam concluídos este ano e que até o início de2016 aempresa que irá controlar o sistema seja escolhida. Há 20 anos o serviço é administrado pelo Hospital Infantil, que usa o recurso para custear suas unidades de terapia intensiva neonatal e pediátrica. São 512 vagas de rotativo distribuídas em 15 ruas da cidade.
A taxa é de R$ 2 por uma hora de estacionamento. Segundo Kleber, a prefeitura está atendendo a uma recomendação do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), que concluiu ser inconstitucional a forma de concessão atual, uma vez que não houve licitação na escolha do prestador de serviço. “A proposta do novo modelo é facilitar a vida do motorista. Ele baixa o aplicativo e pode verificar se há vagas na região para onde irá”, destacou Kleber Paiva.
Outra ideia é que o motorista adquira créditos de rotativo pelo celular, que serão debitados automaticamente ao estacionar. Depois, poderá ser alertado pelo aparelho antes do término do horário de estacionamento, podendo revalidar por mais uma hora.
Fonte: A Tribuna (ES), 8 de setembro de 2015