Um projeto de origem dinamarquesa denominado Parker está traçando o caminho para a próxima geração de veículos elétricos: formado por equipes da Nissan, Mitsubishi e Grupo PSA, além das empresas Enel, Nuvve e Insero, especializadas em redes integradas. Orçado em 2 milhões de euros, a ideia é desenvolver um padrão universal para que veículos elétricos possam colaborar para um futuro sistema de geração de energia renovável, no qual o veículo é integrado como ativo e fonte de energia.
Para isso, as montadoras participantes do projeto já implementaram a tecnologia V2G – vehicule-to-grid (veículo para a rede) em vários modelos de automóveis: ela possibilita que o veículo elétrico se torne parte de uma rede integrada: além de receber energia, ele poderá fornecê-la para a rede, apoiando ativamente a rede elétrica.
“É importante ter uma definição comum do que é o veículo de rede integrada, pois garante que os carros, por meio de suas marcas que produzem em série, tenham as capacidades técnicas necessárias para apoiar de forma a melhorar a rede”, explica o gerente do projeto Parker, Peter Bach Andersen.
Para chegar a esta definição comum, o projeto dinamarquês demonstrará e definirá as capacidades técnicas que os futuros veículos elétricos devem suportar para lançar o V2G em todo o mundo. Além disso, o projeto dará os primeiros passos para o desenvolvimento de um certificado de Grid Integrated Vehicle (GIV – Veículo de Rede Integrada), o qual os fabricantes de automóveis podem solicitar para registrar a capacidade dos veículos de suportar a rede. As capacidades do V2G tornarão os futuros veículos elétricos mais atraentes para os consumidores, uma vez que poderão, entre outras coisas, vender serviços à rede.
Fonte: Automotive Business, 03/03/2017