Parking News

Montadora alemã investirá US$ 4 bi em novos negócios digitais até 2025

aplicativotransito-468

A Volkswagen anunciou, dia 23, que investirá o equivalente a US$ 4 bilhões (€ 3,5 bilhões) até 2025 em novos negócios digitais, o que inclui nova plataforma baseada em computação na nuvem para conectar veículos e clientes e pela qual também oferecerá novos serviços, como o de compartilhamento de carros. Entre as novidades, também está um novo sistema operacional denominado vw.OS, que será introduzido nos carros elétricos da VW a partir de 2020.

O negócio para compartilhamento de carros será chamado We Share e começará a funcionar no segundo trimestre de 2019, primeiro em Berlim, na Alemanha, com uma frota de 2 mil carros elétricos, a fim de competir com plataformas semelhantes, como o DriveNow da BMW e o Car2Go da Daimler. O plano visa ainda expandir o serviço para os principais mercados europeus, bem como em cidades selecionadas da América do Norte a partir de 2020.

A denominação We também será utilizada para caracterizar um pacote de aplicativos que os clientes da VW poderão acessar com um único login e que estará disponível tanto para carros convencionais quanto para os novos veículos elétricos da marca. Os serviços incluirão pagamento eletrônico de estacionamento, entrega de encomendas diretamente no carro, rastreamento do preço do combustível e ofertas dos varejistas locais. Segundo a empresa, o projeto tem como meta gerar 1 bilhão de euros em receita anual até 2025.

“Seremos uma empresa de dispositivos e software e para lidar com esse desenvolvimento precisamos reinventar o automóvel de algumas maneiras”, disse o chefe de estratégia da VW, Michael Jost, durante uma entrevista coletiva em Berlim.

A VW informa que seus novos veículos terão uma arquitetura eletrônica de TI completamente inovadora, muito mais simples e totalmente redesenhada para facilitar as funções de direção autônoma.

Dessa forma, as informações coletadas por um sensor de estacionamento, por exemplo, podem estar ligadas à direção, aos freios e aos mapas de alta definição, para permitir que um carro estacione quando uma câmera a bordo detectar um espaço de estacionamento gratuito.

“Temos uma visão clara: continuaremos a construir veículos muito superiores, mas daqui em diante nossos Volkswagens serão cada vez mais dispositivos digitais sobre rodas”, disse o membro do conselho e responsável por vendas da VW, Jürgen Stackmann.

Fonte: Automotive Business, 23/08/2018

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamentos e as soluções para a mobilidade

Por Jorge Hori* - Diante dos congestionamentos, algumas pessoas têm buscado soluções alternativas, com apoio governamental e empresas dispostas a investir para oferecer as condições alternativas. Há s (...)

Participe da 7ª edição do Congresso da Abrapark

O Sindepark é copromotor do 7° Congresso Brasileiro de Estacionamentos da Abrapark – Associação Brasileira de Estacionamentos, a ser realizado no dia 7 de novembro de 2018, que tem a presença confirma (...)

Sindepark divulga pesquisa da Liberdade – Parte 2

Em continuidade à pesquisa sobre a atividade na região da Liberdade, que foi dividida em quatro partes, o Sindepark divulgou os resultados relativos à parte 2. Essa área é delimitada pelas ruas Vergue (...)


Seja um associado Sindepark