Dentro de cada capítulo, são dissecadas a história e as tecnicidades de dezenas de modelos, como por exemplo o Volkswagen Sedan 1200 e os Renault Dauphine e Gordini, que travavam grande disputa de mercado entre os pequenos; a linha DKW-Vemag (que todos chamavam de DKV, aportuguesando a letra "importada"); o Aero-Willys e o Itamaraty; o Willys Interlagos e o Karmann Ghia; e mais Veraneio, Rural, Candango e Toyota Bandeirante.
O autor é um colecionador de automóveis e escreve com evidente paixão pelo tema, mas há contrapontos críticos e informativos ao final de cada capítulo, escritos pelo jornalista especializado Bob Sharp. As fontes pesquisadas pelo autor (além de sua própria memória) incluem as coleções das duas principais revistas do setor no Brasil, a Quatro Rodas e a Auto Esporte, o site Best Cars, parceiro do UOL Carros, seu livro anterior, Alguns aspectos da história do automóvel no Brasil, e a Anfavea.
Há mais de 400 fotos na obra, grande parte produzidas especialmente para o livro, mostrando automóveis de coleção.
Fonte: UOL Carros