Além de movimentadas, outras características que ambas possuem é a grande concentração de estabelecimentos comerciais e o fato de serem vias de mão dupla. Nessas vias, há um conflito entre o movimento do comércio e o trânsito de passagem, ou seja, daqueles que estão indo ou voltando para casa", explica o professor do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e mestre em Transportes, Ricardo Bertin.
O coordenador do plano de mobilidade urbana do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), José Álvaro Twardowski, explica que a Isaac Ferreira da Cruz já possui uma espécie de binário com a Rua dos Pioneiros, que poderia ser mais utilizada pelos motoristas. Já o caso da Toaldo Túlio é o mais difícil de resolver, segundo ele. "Não existem ruas paralelas contínuas que possam absorver esse fluxo. A única coisa que pode ser feita é uma reurbanização da via, projeto que já está em fase de execução pelo Ippuc." O professor Bertin sugere outras possibilidades para a Toaldo Túlio: "A retirada das vagas de estacionamento pode ser uma solução, além da transferência urgente de parte dos usuários de veículos particulares para o transporte público".
Fonte: Gazeta do Povo - Curitiba (PR), 29 de outubro de 2007