Será que alguém gosta de estacionar o carro? O medo de ralar suas rodas de liga leve, arranhar suas portas em pilares e amassar portas nos carros de seus vizinhos desatentos são coisas que incomodam quase todo mundo. A ajuda está na mão, no formato de tecnologia esperta lançada pela BMW e Volvo, ou, através de seus fornecedores, como Bosch e Valeo. O grande desafio nas cidades é desenvolver programas que casem os dados captados com os sensores existentes com os sistemas autônomos que estão aparecendo em carros cada vez mais conectados. Benefício? Carros que estacionam sozinhos.
Experimentamos o sistema da Bosch no campo de provas da companhia em Boxberg, Alemanha, estacionando um Passat com um iPhone. É uma operação tranquila, já que você desce do carro e aciona o aplicativo de estacionamento.
Acabaram as desculpas por não estacionar certinho. Você se transforma num mero espectador na manobra, enquanto o carro controla o acelerador e a direção por você. Não é difícil perceber o quanto o sistema é útil hoje em dia, nas cada vez mais espremidas vagas nos condomínios, estacionamentos e centros de compra que multiplicam milagrosamente suas vagas, diminuindo seu tamanho.
Fonte: Revista Car Magazine, 1º de setembro de 2015