Principal porta de entrada para turistas e atletas nos Jogos Olímpicos de 2016, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, estará totalmente repaginado para a competição, promete a concessionária RIOGaleão. No fim de abril, mas ainda sem data definida, a empresa, que administra o parque aeroportuário, promete inaugurar o Píer Sul, uma extensão do Terminal 2 com cerca de cem mil m2 e 14 novas posições de embarque. Três delas terão certificação internacional para receber superjumbos, aeronaves maiores, com capacidade para cerca de 500 passageiros e carga, que até então não contavam com uma área planejada para recebê-las no Rio.
A concessionária, formada por um consórcio entre a empreiteira Odebrecht, o grupo honconguês Changi e a Infraero, assumiu a operação do aeroporto em agosto de 2014, e informa ter investido R$ 2 bilhões em obras e melhorias. As intervenções incluem ainda a reforma do sistema de refrigeração e a construção de três novos níveis no edifício-garagem, inaugurados em janeiro, com mais 2.700 vagas.
A concessionária afirma que a expansão é um compromisso da concessão, e não apenas uma intervenção para os Jogos Olímpicos.
Fonte: O Globo – 20 de março de 2016