"O ponto de partida foi criar algo tão simples quanto vender uma recarga de celular. A diferença é que, em vez de comprar créditos para o celular, o usuário compra créditos para o seu veículo", exemplifica o sócio Júlio. A oportunidade de negócio surgiu em 2012, ao visitar uma cidade que há dois anos não comercializava o rotativo.
"A maioria das cidades não faz uso do rotativo, pois além de ser muito manual, tem enorme possibilidade de fraude e difícil gestão", explica o sócio. A funcionalidade é simples. Primeiro, o usuário deve adquirir um adesivo nos pontos de venda espalhados pela cidade, como bancas, bares, farmácias e padarias; credenciar a placa do seu veículo e ativar o adesivo para uso.
Em seguida, basta afixar o adesivo no vidro dianteiro do veículo e, a partir daí, comprar créditos e ativá-los sempre que estacionar nas vagas de rotativo. Segundo o sócio, a empresa possui convênio com mais de 500 mil estabelecimentos comerciais. Além disso, os usuários podem comprar e ativar créditos de diversas maneiras.
"Pelos pontos de venda, pela internet, pela central de atendimento e pelo aplicativo desenvolvido para Android e iOS, como for mais fácil", explica Júlio. A fiscalização é feita por agentes de trânsito por meio de aplicativo para smartphone, que realiza a leitura do código de barras no adesivo e verifica se o veículo tem crédito ativo e situação regularizada para permanecer estacionado. A solução já pode ser comercializada e está em funcionamento na cidade mineira de Visconde do Rio Branco.
Fonte: A Tribuna (Santos), 24 de novembro de 2014