A MP 936/20 estabelece a comunicação dos acordos individuais, pelos empregadores, aos sindicatos das categorias profissionais e a liminar deferida ontem (06/04) condiciona a validade desses acordos individuais à análise do respectivo sindicato, lembrando que, de acordo com a liminar, a inércia da entidade sindical representa anuência com o convencionado entre empregado e empregador.
Desse modo, a liminar concedida ontem pelo Ministro Ricardo Lewandowski assegura a oportunidade de o sindicato representativo da categoria profissional, querendo, iniciar negociação coletiva.
Esclarecemos, ainda, que o plenário do Supremo Tribunal Federal ainda não se manifestou sobre a situação de insegurança jurídica gerada com tal decisão, mas esperamos que isso ocorra em breve.
O Sindepark continua tentando negociar com o SEEG a fim de estabelecer um acordo coletivo. Mas, para que não haja prejuízo para os funcionários das empresas, recomendamos que seja firmado o acordo individual previsto na MP 936 com a maior brevidade.
O Sindepark permanece à disposição para esclarecimentos.
Outras matérias da edição
Retomada de atividades deve ser progressiva
Por Jorge Hori* - Neste final de semana, emergiram notícias muito promissoras em relação ao combate ao coronavírus, embaçadas pela (...)
Prorrogação de prazos de recolhimentos de tributos federais
A Portaria do Ministério da Economia nº 139/2020 prorrogou os prazos de recolhimentos das competências de março e abril do corrente (...)
Pontos principais da MP 936/20: instituição do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda
Empregador poderá acordar a redução proporcional da jornada de trabalho e de salário de seus empregados (...)
Quarentena segue até 22 de abril em São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou ontem (6) que a quarentena motivada pela disseminação da Covid-19 foi (...)
Saúde propõe afrouxar isolamento em algumas regiões a partir do dia 13
Em locais com mais de 50% dos leitos disponíveis, o distanciamento amplo deverá ser substituído pelo isolamento seletivo, com foco nos grupos de risco (...)
MPE pede interdição de praias, praças e até estacionamentos (Aracaju/SE)
O Ministério Público de Sergipe – por meio dos integrantes do Gabinete de Acompanhamento de Crise – recomendou ao município (...)
O primeiro carro que alguém roubou no mundo foi um Peugeot, em 1896
O carro pertencia ao criador do que veio a ser a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) (...)