O estudo Connected Car Industry 2013 diz que esse mercado hoje consiste basicamente de dispositivos ?aftermarket? (que não vêm de fábrica). Os próximos anos devem ver uma ?mudança significativa?, com o aumento expressivo do número de carros com plataformas conectadas de fábrica. A projeção foi feita pela empresa de pesquisa Máchina.
O levantamento diz que o mercado de comunicação entre dispositivos no setor automotivo pode gerar US$ 422 bilhões em 2022, um salto em relação aos US$ 22 bilhões atuais. Em 2022, prevê o estudo, haverá 1,8 bilhão de conexões automotivas, incluindo 700 milhões de carros conectados e 1,1 bilhão de dispositivos ?aftermarket? como aparelhos de GPS e localizadores de veículos.
Entre os desafios citados estão as diferenças entre os ciclos da indústria de celular e a de carros. Na primeira, novidades como atualizações de sistema e novos aplicativos ocorrem regularmente. Já os fabricantes de carros trabalham com ciclos de cinco anos, diz o estudo.
Fonte: Agência Estado, 5 de julho de 2013