Os protótipos de carros autônomos que são testados na Califórnia (EUA) parecem estar aprimorando a “habilidade” na direção e exigindo cada vez menos intervenções humanas, segundo relatórios divulgados por 11 empresas que têm permissão para rodar no estado.
A Waymo, do Google, foi de longe quem mais testou a tecnologia nas vias públicas da Califórnia entre dezembro de 2015 e novembro de 2016. Foram635.868 milhas, o equivalente a pouco mais de 1 milhão de quilômetros rodados.
De acordo com a própria empresa, o sistema autônomo foi cancelado 124 vezes no período por risco significativo de segurança. O dado representa 1 intervenção a cada 8,2 mil km. No ano anterior, a gigante de tecnologia reportou 341 casos em424.331 milhas(682.894 km), ou1 acada 5,5 mil km.
Os números da Waymo mostram uma queda de 75% na taxa de cancelamento a cada 1 mil milhas rodadas. A maioria das falhas ocorreu por “discrepâncias” no software (51) e manobra indesejada do veículo (30).
O relatório mostra ainda que os modelos autônomos do Google vão muito bem nas estradas, mas ainda precisam aprender muita coisa nas ruas comuns – apenas 12 intervenções aconteceram nas “highways”, e 112 no trânsito urbano.
Outras empresas também apresentaram avanços. A Nissan reportou 28 intervenções em4.099 milhasrodadas, depois de 106 casos em1.485 milhasno ano anterior. A marca japonesa testou 5 veículos nas ruas da Califórnia, sendo três Nissan Leaf e dois Infiniti Q50.
A Cruise Automation, que foi comprada pela General Motors no ano passado, foi a segunda em distância. Com quase10.000 milhaspercorridas, ocorreram 181 cancelamentos do modo autônomo. A empresa não realizou testes no ano anterior.
Fonte: G1/Auto Esporte, 06/02/2017