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O Ministério da Justiça lançou dia 10 de junho uma campanha para as comemorações do 1º aniversário da Lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca. A principal ação, relata o jornal O Estado de S. Paulo, será uma campanha publicitária com forte apelo para a ligação entre o consumo de álcool e acidentes de trânsito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) planeja a divulgação de dados que devem apontar redução no número de mortes nas cidades e estradas após a entrada em vigor da lei, em 20 de junho do ano passado, em relação aos 12 meses anteriores.
A campanha deve durar aproximadamente dois meses - as ações começaram dia 10 de junho em Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo. Foram colocados nas estradas mockups, instalações em que automóveis destruídos estão dentro de grandes garrafas, simbolizando o consumo de álcool. No Estado de São Paulo, essas instalações estão na Rodovia dos Bandeirantes e na ligação entre as Rodovias Ayrton Senna e BR- 610 (saída do Aeroporto Internacional de Cumbica).
Outra ação nas estradas será a colocação de instalações chamadas "Gota a Gota". Foram instaladas diversas garrafas simbolizando bebidas alcoólicas em um espaço de 200 m. À medida que os motoristas avançam, aparecem outras mais vazias, enquanto começam a aparecer cruzes de cemitérios. Essas peças foram colocadas nos postos da PRF na Rodovia Fernão Dias e na Regis Bittencourt.
Conforme a Lei Seca, se for flagrado com 2 decigramas de álcool por litro de sangue o motorista leva multa de R$ 957,70, perde a habilitação e tem o veículo apreendido. Com 6 decigramas por litro de sangue ou 0,3 miligrama por litro de ar, responde criminalmente, sujeito à pena de até 3 anos de prisão, com direito a fiança.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 11 de junho de 2009

Categoria: Geral


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