Parking News

Ao completar um ano no dia 20 de junho, a Lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca, ainda provoca dúvidas sobre sua eficácia. Um dos termômetros que afere os efeitos da punição mais severa aos motoristas embriagados são mortes de pacientes que chegam aos hospitais em decorrência de colisões e atropelamentos. Entre junho de 2008 e março de 2009, unidades públicas do Brasil registraram queda de 12,4% nos casos em comparação a igual período anterior. Nos dez primeiros meses de vigência da lei (março é o último tabulado) houve 3.523 mortes em hospitais de ciclistas, pedestres, motoristas, motociclistas e ocupantes de veículos acidentados. No intervalo anterior correspondente - junho de 2007 a março de 2008 - foram 4.025 casos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A redução, porém, não foi homogênea no País. Em 11 Estados o fenômeno foi inverso. Rondônia, Ceará, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os exemplos de locais em que a redução de mortes foi mais acentuada. Em São Paulo, a baixa foi de 16,1%, também melhor do que a média nacional.
Os balanços das Polícias Rodoviária e Militar ainda não foram concluídos e só serão divulgados perto da data do primeiro aniversário da legislação. A reportagem do Estado realizou levantamento com base em informações do DataSus, banco do Ministério da Saúde abastecido mensalmente pelos municípios do País. São contabilizadas as informações de hospitais públicos, ou seja, estão excluídas as mortes nos locais dos acidentes.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 14 de junho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A nova Marginal do Tietê (10/06/2009)

A Marginal do Tietê será reformada. Há dias, o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab autorizaram a construção de 23 km de pistas de cada lado do corredor. Os trabalhos deverão terminar em (...)

Vagas para idosos (14/06/2009)

Cinco por cento das vagas de estacionamento da cidade serão reservados para motoristas com mais de 60 anos, destaca o jornal O Globo. O programa terá início nos próximos meses no trecho controlado pel (...)

Talões somem dos postos credenciados (15/06/2009)

A duas semanas do reajuste da tarifa de Zona Azul, faltam talões em mais da metade dos postos de venda credenciados pela Prefeitura consultados pela reportagem do Jornal da Tarde. Levantamento feito p (...)

Campanha marca primeiro ano de Lei Seca (11/06/2009)

O Ministério da Justiça lançou dia 10 de junho uma campanha para as comemorações do 1º aniversário da Lei nº 11.705, conhecida como Lei Seca. A principal ação, relata o jornal O Estado de S. Paulo, se (...)

Cartão azul (12/06/2009)

É possível que, no ano que vem, os usuários de Zona Azul já estejam utilizando, nas ruas da cidade, um cartão com créditos, tipo bilhete único - com a vantagem de gastar, cada vez, apenas o tempo exat (...)

Estreia de rotativo causa confusão (09/06/2009)

As novas vagas de Zona Azul que começaram a valer no dia 8 de junho em Perdizes, na Zona Oeste, foram alvo de reclamação de motoristas por conta da falta de informação sobre os pontos de venda dos tal (...)


Seja um associado Sindepark