Parking News

Poucos dias após o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, afirmar que o planejamento e a construção de garagens subterrâneas na cidade podem depender das parcerias público-privadas (PPP), A Tribuna apurou que o assunto deve permanecer estacionado até o segundo semestre. Depois de ser indicada como uma excelente solução para o problema de falta de vagas no Centro e no Gonzaga, o pedido dos lojistas dos dois bairros deve ser levado em banho-maria, agora que a Administração Municipal celebrou um contrato com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para estudar a viabilidade técnica, ambiental e econômica de futuras PPPs.

Há dois anos, um levantamento feito no Valongo já indicava essa demanda no Centro da Cidade. Em outro estudo, o Município calculava criar ao menos 247 vagas no Gonzaga, 1.044 no Centro, 67 no Boqueirão e 129 na região da Rua Carvalho de Mendonça. Além dos bairros citados que são polos comerciais, a Cidade mantém estacionamento regulamentado na Vila Nova, área do Mercado.

Atualmente, Santos tem 1.811 vagas regulamentadas, aquelas em que o cidadão adquire um cartão que concede o direito de permanecer estacionado por 1 ou 2 horas no local. No próprio Palácio José Bonifácio, o projeto não é um consenso. Há quem defenda a instalação das novas vagas no subterrâneo da sede do Poder Executivo Municipal, por exemplo. Já no Edifício Arquiteto Aníbal Martins Clemente, sede da Prodesan e onde funciona a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a ideia tem menos fôlego. “Em princípio, a posição da Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) é implantar este tipo de equipamento em localizações periféricas no centro e nas centralidades da orla, de forma que o trânsito de acesso aos estacionamentos não provoque congestionamento nos bairros”, explica Belanizia Moncorvo, secretária-adjunta da Sedurb.

PRIORIDADE A depender do posicionamento da secretária-adjunta, a possibilidade de intervenção no tecido urbano no entorno da Prefeitura é praticamente nula, até porque o Palácio José Bonifácio é tombado. A Tribuna apurou que os técnicos da Sedurb não devem se voltar para esta questão por enquanto. Tudo porque estão focados no desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A escolha tem um fundamento: a partir de abril, os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes que não tiverem o documento valendo como lei poderão ficar de fora dos repasses federais para obras de mobilidade urbana.

Fonte: A Tribuna (Santos), 10 de fevereiro de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

SINDEPARK Solidário

Você, associado, vai participar da indicação da próxima entidade que o Sindicato vai apoiar na campanha Manobra da Alegria 2015. Em função disso, vamos divulgar mensalmente o trabalho desenvolvido por (...)

Entrada paga em praia cria polêmica (RJ)

A cobrança de estacionamento na Praia das Conchas, em Cabo Frio, vem causando muita polêmica neste verão. O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Dias Nogueira, registrou DIA 8 queixa na 1 (...)

Zona Azul na avenida Brasil (ABC)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia irá realizar reunião com moradores e comerciantes da av. Brasil para apresentar o resultado da carta de intenção de implantação de Zona (...)

Procon Carioca notifica estacionamentos no Rio

Seis dos sete shopping centers do Rio fiscalizados ontem (9) pelo Procon Carioca, órgão da Secretaria de Defesa do Consumidor da Prefeitura do Rio, foram notificados por ostentarem em seus estacioname (...)

Motos: janeiro registra queda de 18,7%

O novo ano começou com 108,6 mil motos zero-quilômetro emplacadas, volume 18,7% menor que o do mesmo mês de 2014. No confronto com dezembro a retração foi menor, 14,9%, já que muitas motocicletas comp (...)

Laser revoluciona iluminação automotiva

Quem já dirigiu um carro dos anos 1960, de noite, sabe quão cansativa era a viagem. Os faróis, além de iluminarem a uma distância relativamente curta, apresentavam grande difusão lateral e o facho alt (...)


Seja um associado Sindepark