Parking News

Gasolina perde espaço, mas ainda é mais vantajosa do que o álcool

 bombacombustivel-270

A combinação entre o aumento no preço da gasolina, a volta da Cide (tributo regulador do preço de combustíveis) e a redução do ICMS sobre o etanol fez as vendas de álcool crescerem em todos os Estados do país. Por outro lado, a gasolina registrou queda na comercialização em 14 Estados, além do Distrito Federal. Os dados são da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Ainda assim, mesmo com o aumento do preço da gasolina, o combustível só não é mais vantajoso para o consumidor que o etanol em quatro Estados: São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Em Goiás, há empate entre os combustíveis, segundo a ANP.

Em média, vale mais a pena para o consumidor usar etanol se o combustível custar até 70% do preço do litro da gasolina.

As vendas de etanol hidratado (usado diretamente nos veículos) cresceram 42,4% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2014, para 13,1 bilhões de litros, e representa 12,4% do mercado de combustível. Já as da gasolina recuaram 0,86% (30,5 bilhões, ou 28,76% das vendas totais).

As vendas de etanol subiram principalmente em Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Roraima e Bahia. O maior consumidor é São Paulo, que, sozinho, usa mais da metade do combustível.

Fonte: Folha de S. Paulo, 31 de outubro de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Chegaram os adesivos de associado

Você que tem uma empresa associada ao Sindepark já pode retirar seu adesivo na sede do Sindicato. Na ocasião, deve ser informado o endereço da unidade em que será afixado porque os adesivos, que possu (...)

Oferta maior de vagas estimula uso do carro?

Por Jorge Hori* Hoje, respondo a um leitor, que me fez o seguinte questionamento: "O aumento na disponibilidade dos estacionamentos aumenta o número de motoristas que saem de casa usando seus carros? (...)

Emdec estuda benefício em Zona Azul (Campinas)

O secretário municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, informou dia 28 que a pasta estuda desconto ou extensão de tempo d (...)

Mais 1.200 vagas no novo rotativo (ES)

De um total de 485 vagas de estacionamento rotativo existentes atualmente, Cachoeiro de Itapemirim poderá ter até 1.689 vagas, segundo cálculos da prefeitura, que deu início à implantação de um novo s (...)

Prefeitura discute fretados em faixas de ônibus

O secretário de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, informou dia 29 que a Prefeitura de São Paulo discute flexibilizar as faixas exclusivas de ônibus da cidade para os fretados, em determinados lo (...)


Seja um associado Sindepark