Parking News

De estruturas vazias a parques interativos: a evolução dos estacionamentos

 

Em teoria, as vagas de estacionamento têm apenas uma função: estacionar um carro com segurança até que ele seja usado novamente e, em termos de projeto, as garagens são flexíveis e simples, exigindo intervenções mínimas. No entanto, os estacionamentos hoje em dia não são mais considerados espaços de função única. Quanto mais vazio o local, mais potencial ele tem para integrar funções adicionais. Arquitetos e urbanistas redefiniram os estacionamentos tradicionais, acrescentando instalações recreativas e comerciais à estrutura. Em vez de uma planta típica com marcações amarelas e brancas no chão, agora estamos vendo estruturas convidativas que incorporam fachadas verdes e playgrounds na cobertura, com lava-carros, cafeterias e áreas de trabalho / estudo.
Embora as vagas de estacionamento sejam frequentemente esquecidas, elas têm uma grande influência na forma como as pessoas respondem aos espaços por onde dirigem. A menos que o motorista encontre um amplo estacionamento vazio, uma enorme fila de carros é formada cada vez que alguém deseja estacionar. Sendo assim, esses espaços podem ser muito prejudiciais para o humor se não forem bem projetados, com fardos que incluem estar rodeado por um grande número de colunas, não ter espaço suficiente para mudar a direção do carro ou para os pedestres caminharem ao lado do carro, etc.
Em termos de padronização, não existem regras universais que se apliquem a todas as nações. No entanto, existem várias semelhanças em termos de espaçamento, dimensões, orientação e infográficos. Listras brancas e amarelas são frequentemente pintadas no piso para demarcar o contorno das zonas de estacionamento e instruções de direção. Para uma melhor visibilidade, as linhas estendem-se até às paredes circundantes a uma altura de aproximadamente 1 metro. Os tetos são tão importantes como as paredes e o chão, razão pela qual as saliências são sempre levadas em consideração ao conceber um espaço de estacionamento.
Embora exista um plano em andamento para substituir os carros por veículos elétricos, bicicletas e transportes públicos ecológicos, o mundo ainda não alcançou essa meta de forma completa e definitiva. Em vez disso, os prédios de estacionamento adotaram novas funções para aproveitar o espaço vazio e fornecer funções complementares aos usuários. (Foto: Estrutura All-In-One Resolve Inundações, Estacionamento e Falta de Espaço Verde nas Cidades).
Fonte: Archdaily, site de arquitetura, 07/05/2021

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Perspectivas da economia e parcerias

Sem dúvida que para começarmos a ver uma luz no fim do túnel, mesmo sem termos nos livrado da Covid-19, a única saída é o crescimento econômico, provavelmente (...)


Seja um associado Sindepark