Blumenau amplia Área Azul e deixa de cobrar por primeiros minutos nas vagas

Blumenau ativou mais locais de Área Azul nesta terça-feira (16). Além disso, o condutor não será mais cobrado por usar o estacionamento por até 10 minutos. A mudança atende a pedidos de profissionais como entregadores e motoristas de aplicativo, que às vezes precisam parar rapidamente nas vagas.

Ao todo, somando a primeira e a segunda fase da implantação da nova Área Azul, são 2.072 vagas ativas em Blumenau. Veja na lista abaixo as novas ruas contempladas.

Minutos de graça

Já está disponível a opção de estacionamento gratuito por até dez minutos nas vagas de Área Azul. Qualquer pessoa pode usar o “benefício”, mas é preciso ter cadastro no aplicativo Rek Pay no Android, Iphone ou site, ou recorrer ao comércio credenciado. Em breve será possível usar os parquímetros para isso também.

Se passar dos 10 minutos, o usuário deve estender o tempo de estacionamento, que terá o começo considerado. Ou seja, se a pessoa estender o tempo de estacionamento por 30 minutos, terá mais 20 para permanecer no local, ou terá de renovar o período novamente. O período mínimo, de 30 minutos, custa R$ 1,50, o máximo, de duas horas, R$ 7,50 — valores para motoristas de carros.

Mesmo que a parada seja rápida e não passe dos 10 minutos, é obrigatório fazer o “check in” pelo aplicativo ou pelas lojas credenciadas, sob risco de ser autuado pelo uso irregular.

— Hoje já são mais de 56 mil cadastros ativos no aplicativo do sistema e somente em dezembro tivemos uma média de quase 4 mil tickets de estacionamento emitidos por dia — contou o secretário da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), Alexandro Fernandes.

“Amarelinhas”

Desde a implantação da nova Área Azul em agosto, mais de 53,2 mil Taxas de Pós-Uso (TPU) foram emitidas. É uma nova forma de chamar as “amarelinhas”, já que a finalidade da TPU é dar um “puxão de orelha” nos motoristas de veículos que forem flagrados utilizando as vagas de forma irregular. A taxa é de R$ 15 para carros e R$ 7,50 para motos.

A TPU é gerada para os veículos que estiverem estacionados nas vagas de Área Azul sem terem feito a compra do ticket de estacionamento ou que excederem o tempo da compra em até duas horas.

Essa taxa pode ser paga a qualquer momento, pois não tem prazo de validade. Porém, se não paga e acumulada em duas, além das taxas, o proprietário do veículo estará sujeito a receber uma multa de trânsito caso estacione de forma irregular pela terceira vez.

Já os veículos que excederem o prazo de duas horas na vaga, ficam sujeitos ao auto de infração de trânsito e correm risco de terem o veículo recolhido até o pátio da SMTT.

NSC, 16/01/2024