Santos terá 349 novas vagas de estacionamento regulamentado. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) informou que a ampliação será nos bairros Vila Mathias e Gonzaga (veja relação no destaque abaixo). As sinalizações já foram instaladas, mas estão cobertas e ainda não há previsão de fiscalização nessas áreas nem de reajuste dos valores cobrados.
Hoje, a cidade tem 1.374 demarcações para veículos – o aumento será de 25,4%. Em 2 outubro de 2019, a Serttel (a mesma gestora do programa Bike Santos) ganhou a licitação do estacionamento regulamentado e havia indicado novas vagas em 60 dias, mas estas só se confirmaram agora. A empresa absorve 40% do valor gerado pelas vagas, os outros 60% e as multas ficam com a Administração Municipal.
Responsável pela manutenção das sinalizações viárias, de equipamentos, além dos veículos com tecnologia de câmeras OCR (detecção de placas) que fiscalizam os automóveis estacionados, a Serttel também desenvolveu o sistema digital Zona Azul Santos – para a compra dos bilhetes eletrônicos.
Digital
De acordo com a CET-Santos, 67% dos motoristas já usam o sistema digital para comprar os bilhetes, enquanto 33% optam em reservar as vagas através de estabelecimentos conveniados.
Este primeiro ano da tecnologia apresenta uma mudança de hábito, mas, devido à pandemia e a quarentena, a arrecadação teve uma queda de 36,17% entre janeiro e setembro de 2019 e o mesmo período deste ano – de R$ 2.118.250,00 para R$ 1.352.066,00.
Multas
O número de multas caiu desde que a Zona Azul Santos começou a funcionar. A CET-Santos revela que atualmente são aplicadas, em média, 429 notificações por mês. Em 2017, por exemplo, a companhia diz que eram registradas, em média, 715 notificações a cada 30 dias.
De fato, a pandemia fez com que as pessoas circulassem menos, o que impacta nos números. Apesar disso, a praticidade da tecnologia, que permite a ampliação do tempo de estacionamento e alerta quando o prazo está acabando, é vista como um fator relevante na queda das multas.
Fonte: A Tribuna - Santos - Destaque do dia - SP - 19/10/2020
Outras matérias da edição
O que muda com a propaganda eleitoral em São Paulo
Por Jorge Hori* - A nova rodada de pesquisa do IBOPE para as eleições para prefeito de São Paulo, a primeira após o início dos programas obrigatórios (...)
Sindepark faz pesquisa na região da Berrini
O levantamento e a divulgação serão realizados em duas partes (...)
Privatização perde espaço na campanha à Prefeitura de São Paulo
Mote da eleição de 2016, a proposta de obter recursos para São Paulo a partir de programas de concessão, privatização ou parcerias perdeu espaço (...)
Ônibus em São Paulo perde preferência
É o que diz pesquisa Ibope/Rede Nossa São Paulo. A superlotação do transporte coletivo é a principal preocupação dos passageiros também no pós-pandemia (...)
Exploração de estacionamento em edifícios comerciais
Construtores de edifícios comerciais de grande porte tornam o empreendimento mais atraente ao oferecerem vagas de garagem (...)
Os horizontes do mercado imobiliário
A atual crise é frequentemente comparada à crise financeira de 2008. No caso do mercado imobiliário, contudo, o contraste não poderia (...)
Lei do RN que prevê estacionamento privado gratuito para idosos é inconstitucional
Para Supremo, apenas União poderia ter legislado sobre temas relacionados a propriedade privada (...)
Caxias do Sul terá mais 160 vagas com parquímetro
A prefeitura de Caxias do Sul informou que inicia na próxima segunda as cobranças de estacionamento rotativo em trechos da área central do (...)