O ano começou com desaceleração das vendas de veículos leves em todas as comparações possíveis. Dados preliminares revelam que o primeiro mês de 2021 registrou 162,5 mil emplacamentos, o que representa retração de 12% sobre janeiro de 2020, que teve dois dias úteis a mais (22 contra 20). Por isso, ao comparar a média diária, de 8.394 há um ano ante 8.126 no mês passado, o tombo é irrelevante, de 1,9%, ou quase estabilidade.
A comparação das médias diárias de janeiro de 2021 e de 2020 traz certa tranquilidade quanto ao ritmo de queda das vendas, mas o problema é que o primeiro mês do ano passado, mesmo antes da instalação da pandemia de coronavírus no País, também foi de queda de 3,4% em relação a janeiro de 2019, por causa de problemas relatados à época com a adoção da nova placa do Mercosul que atrasou as lacrações.
Ao que parece, portanto, a nova onda de Covid-19 desacelerou os negócios, tanto pela possível redução do fluxo de clientes como também pela falta de alguns produtos, já que fabricantes continuam com dificuldades no abastecimento de componentes e precisam atender protocolos de prevenção à doença que reduzem a cadência de produção.
A retração é bem mais forte, de 26%, na comparação dos emplacamentos de janeiro com dezembro, mas essa diferença é esperada no início de todo ano, quando o ritmo das vendas sempre diminui em relação ao mês anterior, que quase sempre é o mais forte do ano. Como referência, a retração dos emplacamentos foi quase igual, de 26,7%, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.
Fonte: Automotive Business, 02/02/2021
Outras matérias da edição
Eleições na Câmara e Senado e o cenário econômico
Por Jorge Hori* - As eleições para a presidência da Câmara Federal são pelo voto secreto. A menos (...)
Sindepark divulga partes 1 e 2 da pesquisa nos Jardins
Com dados como preços médios, vagas, horários de funcionamento, tipo de imóvel e controle operacional, o Sindepark divulgou os resultados (...)
Associe-se ao Sindepark, o parceiro das empresas de estacionamento
Há três décadas o Sindepark foi criado para defender os interesses das empresas de estacionamento e auxiliar a gestão dos negócios. É um sindicato (...)
Sindepark convida para o almoço com o presidente
À frente de um dos sindicatos mais importantes no Estado de São Paulo, Marcelo Gait sabe o quanto é importante estar ao lado das empresas para que (...)
Cidade de São Paulo não terá ponto facultativo neste carnaval; empresas deverão funcionar normalmente
Governo do Estado recomenda o mesmo; FecomercioSP cobra definição de uma nova data para que as empresas possam se planejar para a festividade (...)
CPTM vai conceder áreas próximas às estações para estacionamentos
A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos vai conceder áreas próximas a quatro estações, que vai incluir os custos de implantação (...)
Três vagas por morador: projeto privatiza estacionamentos no DF
A Secretaria de Mobilidade encaminhou a proposta de PPP para que o corpo técnico do Tribunal de Contas do DF analise a legalidade (...)
Gigante de gestão de estacionamentos amplia presença em São Paulo
Indigo teve 64% em número de operações na capital paulista (...)
Nove infrações de trânsito não devem gerar pontuação a partir de abril
Segundo alterações na Lei Nº. 14.071/2020, infrações como o esquecimento dos documentos de porte obrigatório só serão penalizadas por meio de multas (...)
Grupo anuncia plano para neutralizar emissões de carbono até 2040
GM também se comprometeu a lançar 30 veículos elétricos em todo o mundo até meados desta década (...)