A General Motors anunciou, por meio de comunicado oficial, que pretende se tornar neutra em emissões de carbono até 2040, e para isso se comprometeu a adotar metas baseadas na ciência, além de ter assinado o Business Ambition Pledge for 1,5 °C, um esforço mundial que reúne agências da ONU e líderes empresariais e industriais para trabalharem com o objetivo de evitar o aquecimento global.
“A General Motors está se juntando a governos e empresas globalmente, trabalhando para criar um mundo mais seguro, mais verde e melhor”, afirmou Mary Barra, CEO da empresa. “Nós encorajamos outros a seguir este exemplo e causar um impacto significativo em nossa indústria e na economia como um todo”, acrescentou.
Um dos primeiros passos da GM para atingir o objetivo será zerar as emissões de seus veículos leves novos até 2035 por meio da eletrificação. A empresa garante que vai trabalhar para oferecer modelos de emissão zero de várias faixas de preço e em conjunto com diversas entidades para oferecer a infraestrutura de postos de recarga e atuar no trabalho de esclarecimento do público sobre as vantagens dos carros elétricos.
“Com este extraordinário passo à frente, a GM está deixando claro que tomar medidas para eliminar a poluição de todos os veículos leves novos até 2035 é um elemento essencial do plano de negócios de qualquer fabricante de automóveis”, afirmou Fred Krupp, presidente do Fundo de Defesa Ambiental americano, uma das entidades com as quais a GM estabeleceu parceria.
UM VEÍCULO ELÉTRICO PARA CADA CLIENTE
Outra medida anunciada pela GM é a oferta de 30 modelos totalmente elétricos em todo o mundo até meados desta década, assim como o compromisso de que 40% dos veículos à venda nos Estados Unidos até o final de 2025 sejam elétricos a bateria (BEV). A companhia está investindo US$ 27 bilhões em modelos elétricos e autônomos nos próximos cinco anos, incluindo o desenvolvimento da bateria Ultium e a atualização de fábricas para a produção de veículos elétricos usando componentes de origem global. A meta é bastante ousada: oferecer, nos próximos anos, um veículo elétrico para cada cliente, de crossovers e SUVs a sedãs e picapes.
O investimento em elétricos, contudo, não significa que a GM vá abandonar os motores a combustão. Pelo contrário, segundo o comunicado, a empresa seguirá trabalhando para aumentar a eficiência dos veículos com propulsores convencionais, de acordo com a economia e com os regulamentos de emissões de cada país. Assim, sistemas eletrônicos (como Start-Stop), aprimoramentos aerodinâmicos, downsizing de motores, transmissões mais eficientes, redução de peso e pneus com menor resistência ao rolamento continuarão sendo pesquisados.
A GM também precisa neutralizar as emissões de suas instalações, e para tanto quer fornecer 100% de energia de fontes renováveis para as suas fábricas nos Estados Unidos até 203 e em todo o mundo até 2035. Além disso, vai incentivar sua cadeia de fornecedores a também investirem na sustentabilidade, por meio de conselhos para compartilhar as melhores práticas e criar padrões para toda a indústria.
Fonte: Automotive Business, 29/01/2021