A venda global de veículos elétricos subiu 140% no primeiro trimestre de 2021, para 1,1 milhão de unidades. China, Europa e Estados Unidos puxaram a alta, segundo novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA). Apesar do crescimento, falta apoio dos governos para expandir as estações de recarga para estes veículos e proibir modelos movidos a combustíveis fósseis, diz a agência.
Os bons números seguem a tendência dos últimos anos. Em 2020, enquanto a pandemia reduziu as vendas globais de automóveis em 16%, as de elétricos saltaram 41%, cerca de 3 milhões de veículos, aponta o documento.
Na Europa e na China, o crescimento foi impulsionado pelo endurecimento dos padrões de emissões de CO2 e subsídios governamentais.
No entanto, a expansão da venda de elétricos poderia ser maior e mais rápida se os governos adotassem medidas de incentivo à tecnologia, como mais investimento em estações de carga, padrões de economia de combustível, enrijecimento das metas de emissão de CO2.
No ano passado, globalmente, os consumidores gastaram US$ 120 bilhões em veículos elétricos, enquanto os governos desembolsaram US$ 13 bilhões em subsídios, o equivalente a cerca de 10% dos gastos totais.
O relatório da agência projeta que, com base nas tendências e políticas atuais, o mundo somará 145 milhões de veículos elétricos em circulação até 2030. No entanto, a frota global pode chegar a 230 milhões se os órgãos públicos acelerarem seus esforços para alcançar os objetivos internacionais de clima e a energia.
“Os governos devem agora estar fazendo o trabalho básico essencial para acelerar a adoção de veículos elétricos, usando pacotes de recuperação econômica para investir na fabricação de baterias e no desenvolvimento de uma infraestrutura de recarga ampla e confiável”, afirmou o diretor executivo da IEA, Fatih Birol, em nota.
Fonte: Mobility Now, 28/04/2021
Outras matérias da edição
Sua contribuição é muito importante para o Sindepark!
Assim como muitas empresas, o Sindepark procurou alternativa para se adaptar ao atual momento e, desde o começo da pandemia do (...)
Razões de sobra para ser um associado
Veja alguns dos benefícios de quem se associa ao Sindepark: assessoria administrativa e operacional, com orientação individual às empresas (...)
Foram publicadas as medidas trabalhistas em função da pandemia
A assessoria jurídica do Sindepark informa que foram publicadas as Medidas Provisórias nºs 1.045 e 1046, de 27 de abril de 2021, instituindo, respectivamente (...)
FecomercioSP aponta que o PPI deve oferecer benefícios excepcionais
Em audiência pública na Câmara Municipal, assessora jurídica do CAT da Federação pontua melhorias que o programa deve contemplar para auxiliar empresas durante a pandemia (...)
Estacionamento sem seguro pode ter alvará bloqueado
A Prefeitura de Rio Preto (SP) apresentou, dia 29, à Câmara projeto de lei que pode cassar o alvará de funcionamento dos estacionamentos de veículos automotores que não (...)
Fase de transição vai até dia 9, com comércio ampliado em SP
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou dia 28 que a fase de transição do Plano SP, planejada inicialmente para chegar ao fim (...)
Qual cidade brasileira oferece a melhor mobilidade?
Ranking Connected Smart Cities traz as conclusões da análise de 673 municípios com base em 70 indicadores (...)
Carro por assinatura ganha adeptos e deve crescer no futuro
Nova modalidade atrai pelos benefícios de andar de carro zero km pagando menos e sem precisar pagar IPVA e seguro (...)
Donos de elétricos se cansam da demora em carregar e voltam à gasolina
Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia mostra que um em cada cinco donos de carros elétricos voltaram a usar modelos movidos (...)