Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia mostra que um em cada cinco donos de carros elétricos voltaram a usar modelos movidos a gasolina nos Estados Unidos. O motivo seria a demora para a carga das baterias dos veículos.
Um exemplo disso é a diferença entre um Ford Mustang comum e um elétrico Mach-E. Encher o tanque demora três minutos e dá autonomia de 480 km, enquanto uma hora conectado a uma tomada doméstica fornece carga para rodar apenas 5 km.
Nos EUA, o padrão das tomadas residenciais é de 120 volts de energia – conhecidas como “Nível 1”. São raros os locais com conexões de alta potência que oferecem 240 volts, o que é considerado “Nível 2”.
Assim, mais de 70% dos usuários não têm acesso ao Nível 2 de potência de carregamento em suas casas. Além disso, os motoristas também não encontram essa categoria de conexão no trabalho.
“Se você não tiver acesso a uma fonte Nível 2, é quase impossível manter um elétrico”, explica Kevin Tynan, jornalista automotivo da Bloomberg. O especialista conta que testou diversas marcas e modelos ao longo dos anos para suas pesquisas.
Em comparação, os postos Superchargers da Tesla fornecem tomadas de 480 volts de energia. Embora ofereça carga ultrarrápida, as baterias demoram pouco mais de uma hora para atingir 100%.
Uma pedra no caminho da transição para elétricos
Para os especialistas, essa tendência pode dificultar a transição para os elétricos na Califórnia e em outros países. Tal como, as montadoras terão um novo obstáculo antes de atingir as metas de uma frota 100% livre de emissões.
“Não se deve presumir que, dado que um consumidor adquira um elétrico, ele continuará possuindo um”, escrevem Scott Hardman e Gil Tal, pesquisadores da Universidade da Califórnia.
Fonte: Tecmundo, 03/05/2021
Outras matérias da edição
Sua contribuição é muito importante para o Sindepark!
Assim como muitas empresas, o Sindepark procurou alternativa para se adaptar ao atual momento e, desde o começo da pandemia do (...)
Razões de sobra para ser um associado
Veja alguns dos benefícios de quem se associa ao Sindepark: assessoria administrativa e operacional, com orientação individual às empresas (...)
Foram publicadas as medidas trabalhistas em função da pandemia
A assessoria jurídica do Sindepark informa que foram publicadas as Medidas Provisórias nºs 1.045 e 1046, de 27 de abril de 2021, instituindo, respectivamente (...)
FecomercioSP aponta que o PPI deve oferecer benefícios excepcionais
Em audiência pública na Câmara Municipal, assessora jurídica do CAT da Federação pontua melhorias que o programa deve contemplar para auxiliar empresas durante a pandemia (...)
Estacionamento sem seguro pode ter alvará bloqueado
A Prefeitura de Rio Preto (SP) apresentou, dia 29, à Câmara projeto de lei que pode cassar o alvará de funcionamento dos estacionamentos de veículos automotores que não (...)
Fase de transição vai até dia 9, com comércio ampliado em SP
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou dia 28 que a fase de transição do Plano SP, planejada inicialmente para chegar ao fim (...)
Qual cidade brasileira oferece a melhor mobilidade?
Ranking Connected Smart Cities traz as conclusões da análise de 673 municípios com base em 70 indicadores (...)
Venda global de veículos elétricos cresce 140% primeiro trimestre
Cálculo é de agência de energia, que critica falta de políticas e subsídios por parte dos governos (...)
Carro por assinatura ganha adeptos e deve crescer no futuro
Nova modalidade atrai pelos benefícios de andar de carro zero km pagando menos e sem precisar pagar IPVA e seguro (...)