A venda de automóveis e comerciais leves usados em março somou 915,5 mil unidades, resultando em pequena alta de 4,5% sobre fevereiro. A comparação com março do ano passado aponta alta de 38,9%. O movimento no trimestre somou perto de 2,7 milhões de unidades de segunda mão, 13,9% a mais que em iguais meses do ano passado. Os números foram divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários.
Os caminhões registraram a maior alta entre os usados. Foram 34,3 mil em março, representando 10,9% a mais que em fevereiro e 51,1% sobre março do ano passado. A cada caminhão novo emplacado no mês, outros 3,2 usados trocaram de mãos (nos veículos leves essa razão foi de 5,2 para 1). No trimestre, os caminhões usados somaram 92,1 mil unidades. O volume foi 26% maior que o observado em iguais meses do ano passado.
O mês de março teve 268,4 mil motos negociadas, resultando em pequena alta de 2% sobre fevereiro e de 35,5% sobre março do ano passado. A cada moto nova emplacada, 4,3 usadas trocaram de mãos. No trimestre foram negociadas 778,8 mil unidades, alta de 17% sobre iguais meses de 2020.
A procura por motos usadas está aquecida por dois motivos: o aumento da demanda por serviços de entrega e também porque faltam produtos de baixa cilindrada nas concessionárias. Alguns modelos enfrentam filas de espera de dois meses. A produção de motos se concentra em Manaus (AM) e enfrentou problemas a partir de janeiro por causa da Covid-19, resultando em desabastecimento de parte da rede de revendas.
SÃO PAULO PERDE PARTICIPAÇÃO EM USADOS
Por causa do aumento de 207% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) praticado nos veículos usados em São Paulo desde a segunda quinzena de janeiro, o Estado perdeu participação nas transações desse segmento. Antes do aumento, segundo a Fenabrave, 39% das transações de usados ocorriam dentro de São Paulo.
“Elas recuaram para 24% em fevereiro e para 23% em março”, afirma o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.
Fonte: Automotive Business, 07/04/2021
Outras matérias da edição
O Sindepark conta com sua contribuição!
Você, associado, sabe que o Sindepark se adaptou ao atual momento e, desde o começo da pandemia do Covid-19 (...)
Nota de falecimento
Jorge Hori, nosso articulista e consultor em Inteligência Estratégica, partiu. Não sobreviveu a um fatídico acidente (...)
Rodízio noturno segue em vigor cidade de São Paulo na fase vermelha
Não há previsão para o retorno ao horário regular da restrição, de acordo com a prefeitura. Regra continua valendo de 20h às 05h (...)
Estado de São Paulo volta à fase vermelha; saiba o que pode funcionar
Será mantido toque de recolher, atividades religiosas suspensas, aulas presenciais são retomadas (...)
Receita adia prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda
Contribuintes poderão prestar contas com o Fisco e pagar a 1ª cota do tributo até o dia 31 de maio de 2021, e não mais até 30 de abril (...)
Uso de cadeirinhas, pontos na carteira e validade da CNH: saiba o que muda nas novas regras de trânsito
Mudanças no Código Brasileiro de Trânsito foram aprovadas pelo presidente Jair Bolsonaro no fim do ano passado e passaram a valer nesta segunda-feira (...)
Prédios novos em SP serão obrigados a ter recarga para carros elétricos
Novos prédios construídos na cidade de São Paulo terão que dispor de sistema de recarga de carros elétricos. A exigência (...)
Empresas se unem e entram no mercado de pagamento automático de estacionamentos
As marcas da Edenred Brasil também anunciam mudanças na plataforma Gestão de Pedágio, que se tornou mais completa (...)
Setor de shoppings continuará difícil no curto prazo, mas terá melhora, diz banco
O BTG Pactual, em seu último relatório sobre o setor de shoppings centers, manteve o mesmo ponto de vista das últimas semanas (...)
Rbtrans decide suspender cobrança da zona Azul até que nova empresa seja contratada (AC)
A Prefeitura de Rio Branco decidiu suspender a cobrança de estacionamento na região da Zona Azul. O anúncio foi feito dia 6 pela Superintendência (...)
Governo arrecada R$ 3,3 bilhões em leilão de aeroportos
No total, foram concedidos 22 terminais, em três blocos (...)