O valor de R$ 400 para carros e de R$ 200 para motos foi definido dia 14 de outubro, em uma reunião com 60 infratores, no Ministério Público Estadual de Franca.
Os valores representam 80% e 40% - para carros e motos, respectivamente - do BPC (Benefício de Prestação Continuada), um direito garantido pela Constituição Federal que assegura um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de garantir o próprio sustento.
"O valor da indenização é irrisório. Muito mais pedagógico, simbólico, do que punitivo. Lógico que tem um sentido econômico mínimo, mas não é esse o nosso objetivo", disse o promotor Fernando de Andrade Martins.
No dia 15 de outubro, outros 60 motoristas foram informados sobre a indenização.
Até dia 21, mais 232 motoristas multados serão notificados sobre o pagamento da indenização. Só neste ano, 352 multas de estacionamento irregular em vaga de deficientes foram aplicadas em Franca.
"Nas duas reuniões os motoristas tiraram suas dúvidas, questionaram muito os motivos dessa indenização, mas em nenhum momento houve qualquer tipo de ressalva ou negação." Os motoristas têm até o dia 15 de janeiro para pagar as indenizações. Depois desse prazo, o promotor afirma que vai entrar com ações civis públicas contra aqueles que não pagarem.
Fonte: BOL Notícias, 16 de outubro de 2010